Sistema ReUse+ apresenta balanço positivo em 2021

Equipamentos e materiais ganham novos usos, evitando o desperdício e contribuindo para a preservação dos recursos naturais

A plataforma on-line interna para reaproveitamento de equipamentos e materiais, o sistema ReUse+ revela um balanço positivo, após ter sido lançada pela Kinross em maio do ano passado. Até o momento já foram 111 itens de materiais reutilizados.

A iniciativa, que partiu do time de Meio Ambiente que estimular o estimular o consumo consciente. Segundo Gustavo Castro, chefe de departamento de Meio Ambiente, a ideia é fomentar a economia circular, embasada no conceito do desenvolvimento econômico associado ao melhor uso de recursos naturais, novos modelos de negócios que não dependam de matéria-prima virgem ou de recursos não renováveis. “Priorizamos os insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis, aumentando o ciclo de vida de determinados materiais que não são mais úteis em determinadas áreas da empresa, mas que podem ser reutilizados em outras”, destaca Gustavo Castro.

A plataforma fica na Intranet para o acesso de empregados e de terceiros, e é uma tentativa de institucionalizar a atividade que já era desenvolvida de maneira informal pelos facilitadores do 5S (metodologia de gestão que incentiva o senso de utilização/descarte, organização, limpeza e autodisciplina). A Kinross divulga a campanha internamente para estimular seus empregados e empresas contratadas a utilizarem a plataforma.

Além do reaproveitamento de borrachas, eletrônicos, embalagens, madeira, móveis, sucatas, entre outros equipamentos, o ReUse+ realiza a doação de mudas de plantas. Para alguns desses materiais é dado um novo destino e uso como, por exemplo, roletes das corrreias transportadoras sendo usados como batentes de calçada, pneus fora de estrada como rotatórias e delimitações de áreas, entre outros. Além da preservação dos recursos naturais, o ReUse+ significa redução de custos para a Kinross: a reutilização dos tubos de PEAD (um tipo de plástico utilizado na indústria e com alta reciclabilidade), por exemplo, gerou uma economia de R$142 mil reais.

Nossos canais de relacionamento com a população
Site:www.kinross.com.br
E-mail:http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone: 0800 038 1051

Informações Imprensa:

Lara Dornas
lara.dornas@oficina.ci
(31) 99606-2149

Bruno Mafra
bruno.mafra@oficina.ci
(31) 99108-5581