Programa ambiental favorece retorno de espécies a áreas protegidas de Paracatu

O trabalho de manejo e monitoramento de fauna e flora que a Kinross faz em suas áreas protegidas e de recuperação ambiental, em Paracatu, tem contribuído, ao longo dos anos, para a manutenção da biodiversidade da região. O sinal mais evidente de que a ação tem sido bem-sucedida é a ocorrência e retorno de animais da fauna silvestre regional nessas áreas.

Na reserva legal de São Domingos foi registrada a ocorrência do cachorro-vinagre, espécie ameaçada de extinção e ainda pouco conhecida pela ciência. Nas demais reservas legais e áreas de compensação ambiental, como asfazendas Belo Vale/Vale do Bandeirinha, Córrego Rico e Garricha, por exemplo, a equipe técnica da empresa já observou a presença da onça-parda, também conhecida como sussuarana, gato mourisco, tamanduá-bandeira e anta. “São espécies que hoje em dia a gente verifica em maior incidência”, diz Alexandre Matos, gerente sênior de Meio Ambiente da Kinross.

Segundo ele, a proteção de áreas favorece o retorno e o desenvolvimento das espécies. Outro ponto importante, é que o manejo de fauna e flora em diferentes áreas leva a uma riquezade vegetação que possibilita o deslocamento de plantas e animais em áreas anteriormente isoladas e a troca genética entre as espécies.

Entre as ações de manejo e monitoramento, há inspeções periódicas para prevenção de incêndios, avaliação das cercas e presença de invasores. Exemplo destes invasores são gados de propriedades rurais que podem chegar a áreas protegidas e provocar, por exemplo, impacto no solo. Por isso, a importância da conservação e do manejo das áreas, além da observação do crescimento da cobertura vegetal e das espécies de um ano para o outro.

A empresa já levantou a existência de mais de 200 espécies de aves, cerca de 30 espécies de mamíferos (pequeno, médio e grande porte) e em tornode20 espécies de répteis e anfíbios nas áreas protegidas.

Todo esse trabalho e empenho na preservação do meio ambiente tem reflexo direto no território e na qualidade de vida das comunidades de Paracatu. As ações de manejo e de monitoramento não param por aí, pois é preciso garantir que a biodiversidade do município permaneça saudável e preservada.

Nossos canais de relacionamento com a população
Site: www.kinross.com.br
E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone: 0800 038 1051

Informações Imprensa:
Lara Dornas
lara.dornas@oficina.ci
(31) 99606-2149