A Kinross atua nas atividades de pesquisa e desenvolvimento mineral, mineração, beneficiamento e comercialização de ouro. É uma das maiores produtoras de ouro do Brasil, responsável por 22% da produção nacional.
Com operação na mina Morro do Ouro, em Paracatu, noroeste de Minas Gerais, e escritório em Belo Horizonte, a empresa integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá) e África (Mauritânia).
Importante empreendimento industrial de Paracatu, a Kinross responde por cerca de 22% dos postos de trabalho formais do município. São cerca de 1.800 empregos diretos e quase 4 mil terceirizados.
Além de ser a principal geradora de impostos e grande fomentadora de outros negócios, a Kinross investe em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do território e é certificada por normas nacionais e internacionais ligadas à saúde, segurança, gestão ambiental e responsabilidade social. Destacam-se as certificações do Código Internacional de Cianeto , OSHAS 18001, ISO 14001 e SA 8000.
Em 2006, a empresa iniciou um grande projeto de expansão que elevou a capacidade de lavra de minério para 61 Mtpa e fez com que a produção anual de ouro em Paracatu praticamente triplicasse, chegando a 17 toneladas por ano. O projeto também ampliou em mais de 15 anos o tempo de vida útil da mina, agora estimado até 2030.
NOSSO NEGÓCIO
Mineração, beneficiamento e comercialização de ouro. Esse é o negócio da Kinross. Em Paracatu, a empresa trabalha com o menor teor aurífero do mundo (0,4 gramas de ouro por tonelada de minério) e investe permanentemente em tecnologias de extração e em eficiência operacional.
As instalações da Kinross em Paracatu compreendem uma mina a céu aberto, uma usina de beneficiamento e áreas para armazenamento de rejeitos, além da infraestrutura superficial. Seu processo contempla várias etapas para separar o ouro do restante do material sem valor comercial, todas realizadas de acordo com padrões ambientais nacionais e internacionais.
