Kinross convida a população de Paracatu para visitar suas barragens em todo mês de fevereiro

Paracatuenses poderão conhecer a operação da empresa e sua gestão de segurança todas as quartas-feiras, das 10h às 16h

A Kinross está realizando desde o dia 30 de janeiro visitas técnicas em sua operação para esclarecer detalhes da gestão de suas barragens de rejeito. Após o desastre ocorrido em Brumadinho, a empresa está convidando comunidade, poder público e sociedade civil organizada para conhecerem de perto suas práticas de segurança e monitoramento. Já participaram da atividade a comunidade do Cunha, a imprensa local, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu, a Câmara Municipal de Paracatu e a sociedade civil.

Todas as quartas-feiras de fevereiro, a Kinross está recebendo a população de Paracatu em visitas guiadas à sua operação, das 10h às 16h. Para se inscrever os interessados devem enviar um e-mail para o endereço casa.kinross@kinross.com, informando nome, RG e data de nascimento, com a data do dia da visita no título da mensagem.

Barragens

A Kinross possui duas barragens – Eustáquio e Santo Antônio – ambas com método construtivo alteamento de linha de centro. As estruturas não se encontram voltadas para a cidade de Paracatu e acumulam resíduos não tóxicos.

As duas barragens foram projetadas e construídas seguindo as melhores práticas globais. A empresa possui ainda procedimentos rigorosos de manutenção e monitoramento, incluindo inspeções diárias e acompanhamento mensal por instrumentos e análise de dados, além de conduzir auditorias semestrais realizadas por empresas especialistas independentes de renome internacional.

A segurança das barragens é atestada por especialistas nacionais e internacionais, que adotam procedimentos de engenharia realizados de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e o ICOLD (Comitê Internacional de Grandes Barragens).

As barragens da empresa são fiscalizadas por instituições públicas federais, como Agência Nacional de Mineração (ANM), e estaduais (IGAM, FEAM e SUPRAM). Em 2018, a Kinross recebeu vistorias e inspeções da ANM, sendo uma no primeiro semestre e, outra, no final do ano. As duas fiscalizações atestaram a segurança de suas barragens.

Histórico de segurança

Em 25 anos de história, a Kinross nunca teve qualquer evento de rachadura ou rompimento em barragens em suas nove operações ao redor do mundo. Todas as instalações são projetadas, construídas e mantidas com os mais altos padrões de engenharia. Segurança e integridade física, incluindo a capacidade de resistir a tempestade e eventos sísmicos, são algumas das características das estruturas.

A barragem Santo Antônio foi a primeira a ser construída, em 1986. Ela continua em operação para reprocessamento de rejeito e armazenamento de água para uso no processo industrial, permitindo assim, a diminuição de captação de água e reaproveitamento da água de chuva.  Algumas áreas da barragem que não estão mais em uso, estão sendo reabilitadas. A barragem Eustáquio atende atualmente a operação da empresa.

Simulados e atendimento à comunidade

Em novembro de 2016, a Kinross realizou, em parceria com a Defesa Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, treinamentos com comunidades vizinhas à barragem. A ação, que integra o plano de emergência da Kinross, visou repassar a esse público informações sobre como proceder em situações de emergência. O próximo simulado será realizado no primeiro semestre de 2019.

O plano de emergência considera a comunicação via sistema de alarmes, que contempla: sirenes fixas, sirenes móveis e telefones.

Barragens em números

Barragem Santo Antônio
Data de construção: 1987
Capacidade: 483 milhões de m³
Ocupação: 399 milhões de m³

Barragem Eustáquio
Data de construção: 2010
Capacidade: 750 milhões de m³
Ocupação: 148 milhões de m³