Bombeiro reforça a importância de saber como agir em situações de emergência

Kinross convidou o tenente Pedro Aihara para discutir e ampliar o olhar para o tema cultura da prevenção em Paracatu

O especialista em prevenção de desastres Pedro Aihara, tenente do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, esteve em Paracatu para falar sobre como agir em situações de emergência. A iniciativa, promovida pela Kinross, teve como objetivo discutir a importância da cultura da prevenção.

Para o diretor de Sustentabilidade e Licenciamento da Kinross, Alessandro Nepomuceno, a cultura da prevenção é uma forma de proteger a integridade dos empregados, terceiros e das comunidades vizinhas às operações da empresa.  “A cultura de prevenção está no dia a dia das pessoas, só que a maioria nem se dá conta. Um exemplo é quando entramos em um carro e colocamos o cinto de segurança, ou quando obedecemos à sinalização de trânsito. O que queremos com esse bate-papo é estender esse conceito para as famílias de nossos empregados e para toda a população local”, destaca.

Aihara ressaltou que estar preparado para lidar com situações de crise ou emergências faz toda a diferença em relação às consequências de um evento crítico. Elas podem estar fora de nosso alcance, como no caso de desastres naturais, incêndios florestais ou alagamentos. Entretanto, algumas delas podem estar diretamente relacionadas ao nosso comportamento. Um exemplo são os acidentes de trânsito ou aqueles que acontecem dentro de casa – quedas, envenenamentos ou incêndios, entre outros.

Segundo o especialista, “prevenir ou lidar com um acidente está ligado às escolhas que são feitas pelas pessoas. São cuidados que envolvem a vida delas e das pessoas que estão à sua volta, seja o colega de trabalho ou alguém da família. É a cautela que nos incentiva a nos vacinarmos para nos precavermos contra as doenças, ou contratar um seguro seja ele qual for – de carro, de saúde, de vida ou de casa”.

A cultura de prevenção envolve a percepção do risco, conforme o tenente. “Começa por saber quais os perigos envolvidos nas atividades que são ou serão realizadas –no lazer, no trabalho ou em casa. O passo seguinte é eliminar ou mitigar esses riscos identificados, quando possível. Na sequência, saber o que fazer diante de uma situação de emergência e, quando couber, treinar a conduta sobre como proceder em relação às ferramentas e recursos disponíveis”, destaca. Aihara complementa que “treinamentos devem ser levados a sério. Você achar que está preparado é diferente de estar preparado de fato”.

O evento aconteceu no último dia 13, no auditório do Centro Administrativo de Paracatu. A iniciativa faz parte do programa Bate-Papo com Você, promovido pela Kinross.

Nossos canais de relacionamento com a população
Site:www.kinross.com.br
E-mail:http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone: 0800 038 1051

Informações para a imprensa:
Bruno Mafra – (31) 99108-558 – bruno.mafra@oficina.ci
Lara Dornas – (31) 99606-2149 – lara.dornas@oficina.ci