Kinross fortalece ações de integração e acompanhamento continuado da equipe durante pandemia

Encontros virtuais dão suporte aos empregados no isolamento e ajudam a mantê-los próximos entre si e da empresa, mesmo a distância

O momento de isolamento social trouxe um cenário totalmente fora do comum para as empresas de todos os setores, em especial na gestão dos empregados que estão trabalhando em home office. Manter uma equipe integrada, coesa, produtiva e satisfeita – tudo isso a distância – é o principal desafio enfrentado pelas áreas de Recursos Humanos e pelas lideranças durante a quarentena. Afinal, diante da incerteza em relação à evolução da pandemia da Covid-19, muitos profissionais sofrem, neste momento, com efeitos como ansiedade, estresse, sedentarismo, falta de concentração, entre outros problemas.

Nesse sentido, torna-se essencial o desenvolvimento de ações de integração e acompanhamento continuado das equipes, de forma a mantê-las próximas, alinhadas e motivadas. Esse é o exemplo da Kinross Brasil Mineração, que está investindo em encontros e eventos virtuais para dar suporte aos empregados durante o isolamento, além de manter a equipe sintonizada. “O isolamento atinge as pessoas de forma diferente, pois elas possuem condições de vida diversas. Então há aqueles que conseguem trabalhar bem e outros que sofrem dificuldades”, explica Eduardo Magalhães, diretor de RH da Kinross.

Para lidar com essa questão, a empresa está realizando, entre outras ações de relacionamento, reuniões virtuais para os empregados em home office a cada dez dias. Cada encontro recebe um convidado diferente, das mais diversas especialidades, para falar sobre as questões do isolamento, além de dar dicas e tirar dúvidas para melhorar o aspecto físico e mental dos empregados neste momento, assim como a qualidade de vida dentro de casa.

“Notamos que muitas pessoas estavam ansiosas e angustiadas com a situação do isolamento. Então, na primeira reunião, trouxemos uma pedagoga para dar recomendações para o bem-estar psicológico”, conta Eduardo Magalhães. “A aceitação foi tão positiva que tivemos pedidos por mais encontros desse tipo. Em seguida, recebemos um treinador físico para falar da importância da atividade física e mostrar exercícios simples para se fazer em casa”, acrescenta.

O diretor de RH da Kinross revela que a adesão nos encontros tem sido muito satisfatória, além de observar uma melhoria na produtividade da equipe. Os encontros também receberão convidados para falar de temas como ioga, meditação, organização pessoal, alimentação, entre outros. A fim de dar um suporte contínuo aos empregados, o cronograma da empresa prevê reuniões dessa natureza até o mês de novembro. Além disso, a Kinross realizou a entrega de equipamentos de escritório aos empregados em home office, como monitores, cadeiras, mouses, teclados, entre outros.

Outra forma de promover a proximidade dos empregados, lideranças e empresa é por meio da manutenção dos eventos e celebrações especiais – também de forma virtual. Um exemplo disso é a tradição anual da Kinross de celebrar o Dia do Trabalhador com uma festa, na qual convida empregados e familiares. Porém, devido à pandemia, não foi possível fazer o evento da forma tradicional neste ano. Portanto, o 1º de maio foi comemorado por meio de um show live da cantora paracatuense Emanuelle Morais, pelo YouTube.

A live do Dia do Trabalhador teve parceria com a Mesa Brasil Sesc, um programa nacional de segurança alimentar e nutricional de combate à fome e ao desperdício de alimentos. Durante o evento, os espectadores fizeram as doações por meio de um link de QR Code. O valor foi revertido em doações ao Banco de Alimentos de Paracatu e a parceria possibilitou a doação de seis toneladas de mantimentos.

Na última sexta-feira, 19 de junho, a Kinross ainda promoveu o seu primeiro arraial dentro de casa, celebrando a Festa Junina por meio de uma live. Os participantes estavam vestidos a caráter e o evento contou as mesmas brincadeiras e gincanas típicas do São João, como premiação de melhor fantasia, brincadeiras como o correio elegante, entre outras atrações.

A empresa também aproveitou a data do Dia dos Namorados, 12 de junho, para realizar uma ação de engajamento, reforçando o relacionamento sério com seus empregados: Kinross – Um crush para chamar de seu”. Foi lançado, nos canais digitais da empresa, um vídeo falando sobre a rotina desse relacionamento e a saudade que os empregados sentem em tempo de pandemia. Foram entregues barras de chocolates (Crunch, para linkar com o mote da ação que era #Kinrossmeucrush) para os empregados, que estão em home office ou no site, nas cidades: Paracatu, Belo Horizonte e Caçu e Cachoeira Alta, em Goiás, onde há empregado Kinross.

Katia Pires, especialista em contabilidade sênior da Kinross, participou de todos os eventos desde o início da programação e enalteceu como os encontros a ajudaram em um momento de dificuldade. “A nossa primeira conversa com a pedagoga nos ajudou muito, em um momento em que estávamos todos muito fragilizados. A iniciativa nos mantém seguros, dentro de casa, mas sem ficarmos parados, ajudando a nos movimentarmos e até mesmo a sermos mais produtivos no home office e no dia a dia. Tenho notado um crescimento pessoal em todos e uma vontade enorme de ajudarem uns aos outros”, destaca.