12 ª edição do Integrar na Praça leva cultura e cidadania ao Largo do Rosário

A programação desse ano conta com oficinas de grafite, criação de currículos, contação de histórias, apresentações de dança, shows e diversas outras ações

Educação, cultura, trabalho, meio ambiente, esportes e cidadania são alguns dos temas que a população de Paracatu vai encontrar no Integrar na Praça 2019. A ação é realizada anualmente pela Kinross e terá cinco estações com ofertas de atividades variadas, que incluem jogos pedagógicos, oficinas para todas as idades, promoção de saúde e exibição de minidocumentários locais, além de shows. O evento é gratuito e acontece nos dias 23 e 24 de agosto, no Largo do Rosário.

Na sexta-feira (24/8), a abertura será às 20h30 com os Pratas da Casa – grupo composto por colaboradores da Kinross – e a banda Enos. Já no sábado (25/8), a programação das cinco estações é a partir das 15h. A novidade deste ano é a Estação Integrar, onde a valorização da educação terá destaque com jogos pedagógicos e publicações sobre metodologias ativas, língua portuguesa e matemática. Também haverá o resgate de tradições de Paracatu, com apresentação das memórias do Quilombo São Domingos. Na mesma área, haverá, ainda, a exibição de minidocumentários produzidos pelos jovens da TV Caroço, com olhar diferente, diverso e inclusivo sobre a cidade.

A conscientização ambiental não fica de fora. No espaço chamado Sensações e o Cerrado Brasileiro, todos poderão sentir na pele como um ambiente onde interagimos com a natureza com responsabilidade pode ser mais saudável. “Além de levar diversão, cultura e informações para a população, o legal do Integrar na Praça é que a programação tem significado. Todas as ações estão alinhadas com os desafios da nossa cidade e refletem nosso esforço”, explica Ana Cunha, gerente de comunicação e comunidade da Kinross.

Para todas as idades

Quem está na busca do primeiro emprego contará com oficinas vocacionais e de estruturação de currículos, além de dispor de materiais com orientações socioemocionais para auxiliar esse momento. Uma das estações será inteiramente voltada para os jovens e terá oficinas de grafite, estêncil, fotografia e amarração afro. A criançada também terá um espaço, com contação de histórias musicalizadas (oferecida pelo Sesc), brincadeiras tradicionais (corda, amarelinha e outros), pintura de rosto, desenho e intervenções artísticas e circenses.

O evento incentiva também a prática de esportes, com a organização de um passeio ciclístico por pontos históricos da cidade e apresentação de judô. Os participantes também poderão dar os primeiros passos nessa arte marcial, em uma oficina sobre os movimentos básicos. Outra atração é a promoção da saúde, com avaliação nutricional e jogos sobre alimentação (ofertada pela UniAtenas) e aferição de pressão e teste glicêmico (promovida pela Escola Mult tech)

Palco

No palco, grupos culturais  irão se apresentar ao longo do sábado (24/8). A população poderá participar de um aulão de ginástica e acompanhar a batalha de rimas, com o Grupo Batalha do Ouro. Outros artistas locais também se apresentarão. O encerramento fica por conta do cantor Vitor Kley, que traz o sucesso “O Sol” pela primeira vez a Paracatu.

Integrar na Praça

O Integrar na Praça é uma das ações que compõem o eixo de Cultura do Programa Integrar da Kinross e tem como objetivo proporcionar aos participantes um espaço coletivo que estimula a integração e o bom relacionamento entre as pessoas por meio da cultura e do lazer. Em 2019 ele chega a sua 12ª edição.