Reciclagem gera emprego e renda para catadores de Paracatu

Kinross é uma das empresas do município que contribui para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento local

Uma pesquisa recente da ONU apontou que 145 milhões de toneladas de lixo são descartadas incorretamente todos os dias na América Latina. Segundo previsão do órgão, esse número irá aumentar em pelo menos 25% até 2050. Os especialistas alertam que o acúmulo desse resíduo em lixões e aterros pode ser extremamente prejudicial tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente em longo prazo.

As Cooperativas contribuem com a destinação correta desse material e fazem do resíduo sua principal fonte de renda. Desde 2010, estas instituições contam com o amparo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída por meio da Lei 12.305 e que define ações de inserção e organização de catadores nos sistemas municipais de coleta. Em Paracatu, a Coopercicla atua desde 2008. Além da arrecadação diária realizada pelas ruas da cidade, eles recebem doações de material das empresas da região, como a Kinross.

A mineradora Kinross investe em uma gestão qualificada de seus resíduos. A coleta interna é feita por meio de coletores identificados com cores padronizadas em pontos já estabelecidos das áreas industrial e administrativa. Também são realizadas campanhas internas de conscientização sobre a importância da separação correta dos resíduos desde a fonte de geração até a etapa final, além de orientações aos empregados sobre a forma correta de realizar a coleta, tanto na empresa quanto em casa.

Após a separação, a mineradora doa os seus resíduos recicláveis à Coopercicla. Por mês, são cerca de 25 toneladas. Os materiais são provenientes de atividades administrativas da empresa, como papéis, papelão, alumínio e plástico. Segundo levantamento interno, a quantidade de material é equivalente à 25% do total coletado pela cooperativa no município.

Além de garantir a limpeza da cidade e contribuir para a preservação do meio ambiente, a atividade realizada pela Coopercicla é a principal fonte de renda para 28 famílias da cidade.Valdivina Alves atua como catadora há 15 anos, desde que saiu da zona rural e mudou-se para a área urbana de Paracatu em busca de uma vida melhor. “Como não tinha experiência profissional, encontrar oportunidades foi difícil no início. Sou muito grata à Cooperativa por ter me acolhido. Foi por meio desse trabalho que consegui garantir meu sustento e criar minhas duas filhas”, relata.

Para Valdivina, contribuir ativamente para a limpeza da cidade e para o meio ambiente é gratificante. Quanto às parcerias firmadas pela Coopercicla, a cooperada explica que são fundamentais para a continuidade do trabalho.  “As doações de empresas como a Kinross têm nos ajudado a ampliar nossa renda e expandir nossas atividades. Graças a essa parceria conseguimos adquirir ferramentas fundamentais para nosso trabalho, como empilhadeira e fragmentadora”, finaliza.

De acordo com Marcos Morais, Gerente de Meio Ambiente da  Kinross, investir na reciclagem é uma possível solução para minimizar os riscos do descarte indevido de resíduos ao meio ambiente. “A responsabilidade por esse investimento deve ser compartilhada entre a gestão pública, os cidadãos, que produzem lixo doméstico diariamente, e empresas. Se todos fizerem a sua parte, com certeza teremos uma diminuição da quantidade de resíduo gerado e descartado de forma errada no meio ambiente.”, reflete.

A Kinross realiza ainda, a compostagem interna para tratamento de resíduos orgânicos, principalmente os produzidos nos restaurantes. Para o resíduo industrial, formado por  óleos e sucatas, a solução encontrada foi vendê-lo a empresas especializadas. “Além de destinar adequadamente os resíduos, essa iniciativa ainda nos gera uma receita de aproximadamente R$ 2,5 milhões”, explica Marcos.

Como ajudar?

A Coopercicla realiza o recolhimento dos resíduos na cidade de segunda a sábado. As rotas podem ser conferidas no portal da prefeitura. (http://paracatu.mg.gov.br/recolhimento-de-lixo ).

Moradores dos bairros onde a coleta não é realizada, e que desejam contribuir, podem separar o lixo reciclável do orgânico por conta própria.  Esse material deve ser levado aos pontos de entrega voluntária ou diretamente à sede da Coopercicla, localizada na Rua Travessia Dom Serafim, 65, bairro Arraial D’Angola. As doações podem ser feitas por qualquer pessoa. São aceitos embalagens longa vida, metais, papel branco, plástico e vidro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, de 7h às 17 horas .