Proteção das Nascentes, preservação da água e consciência ambiental

No dia Mundial da Água a Kinross anuncia a retomada de um importante projeto para Paracatu

Um total de 219 nascentes e 56 veredas cercadas, ao longo de 163 propriedades rurais, onde foram instalados aproximadamente 132 km de cercas, e totalizando 1.796 hectares de áreas protegidas. Esses são os números do projeto Proteção de Nascentes e Veredas da Bacia do Rio Paracatu, nesta data em que se celebra o Dia Mundial da Água. A iniciativa foi idealizada em 2010 pela Kinross, em parceria com a ONG de Paracatu, Movimento Verde (Grupo MOVER), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e dos proprietários rurais da região.

Interrompido durante a pandemia nos anos de 2020 e 2021, a retomada do projeto está prevista para o mês de maio, quando encerra o período chuvoso.

Mas, você sabe o que é o cercamento de nascentes e a importância que esta atividade tem? Cercar as áreas de nascentes e veredas que abastecem os córregos que desaguam no rio Paracatu, dentro dos limites do município, inibe o desmatamento e a presença do gado que, naturalmente, pisoteia o solo, provocando a sua compactação. Ao impedir esse processo, é possível melhorar a infiltração da água de chuva no solo e, consequentemente, a recarga dos aquíferos. Essa melhoria permite o aporte maior de água nos períodos de chuva e uma maior disponibilidade hídrica nas estações secas, favorecendo a produção agrícola, a pecuária e o próprio consumo das famílias que residem nessas áreas. Outro ganho a ser destacado é que, ao se evitar o desmatamento, a vegetação cresce e, assim, contribui também para favorecer a infiltração das águas e a recarga hídrica.

“É muito mais sobre ensinar às pessoas que a água faz parte de um sistema frágil, delicado, que precisa de cuidados para continuar a fluir do solo, nos rios. Se a fonte secar, a terra irá morrer, e o pequeno produtor não terá do que viver, e nenhum de nós conseguirá produzir ou se manter. É uma reação em cadeia”, explica o diretor de Meio Ambiente e Licenciamento da Kinross, Alessandro Nepomuceno.

O rio Paracatu é um importante afluente da bacia do rio São Francisco, e considerado o mais caudaloso entre os cursos d’água que abastecem o velho Chico como é carinhosamente chamado. A iniciativa conta com a elaboração do diagnóstico anual para mapear as nascentes e veredas e, na sequência, é iniciado o cercamento e a sinalização, sendo estas atividades antes, durante e depois regadas a muita conversa e conscientização junto aos proprietários de terras e agricultores.

O projeto Proteção de Nascentes e Veredas da Bacia do Rio Paracatu foi premiado em 2016 no Prêmio Hugo Werneck, promovido pela Revista Ecológico e com o apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Nossos canais de relacionamento com a população
Site:www.kinross.com.br
E-mail:http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone: 0800 038 1051

Informações para a imprensa:
Bruno Mafra – (31) 99108-5581 (bruno.mafra@oficina.ci)
Lara Dornas – (31) 99606-2149 (lara.dornas@oficina.ci)