Programa Integrar realiza balanço das ações de 2019

Programa Integrar realiza balanço das ações de 2019

Dividida em eixos, iniciativa da Kinross estimulou o protagonismo juvenil, soluções criativas, valorização da cultura e do patrimônio de Paracatu, entre outras frentes
O Programa Integrar inicia o seu nono ano de história comemorando os resultados de 2019 e se preparando para a programação de 2020.  Realizada pela Kinross – em parceria com órgãos e entidades do município de Paracatu –, a iniciativa tem promovido, ao longo dos anos, ações e projetos que buscam resultados efetivos de transformação social. Dividido em quatro eixos (Educação, Educação Ambiental, Cultura e Geração de Trabalho e Renda), o Programa tem como objetivo de participar a vida comunitária e contribuir para o desenvolvimento sustentável do município, de acordo com as diretrizes do Plano Paracatu 2030.
O estímulo à criatividade, o compartilhamento de conhecimentos e o incentivo ao protagonismo das comunidades beneficiadas pelo Programa Integrar deram o tom das ações dos quatros eixos. No eixo Educação, por exemplo, além da formação continuada de professores da rede pública, as ações também envolveram os alunos em um trabalho de valorização do   patrimônio cultural do município. O Eixo Educação Ambiental também abraçou as escolas de Paracatu. Em uma das etapas, as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental de dez escolas públicas participantes elaboraram soluções criativas para solucionar os problemas ambientais dentro das instituições de ensino. A criatividade também esteve presente nos eixos Cultura e Geração de Trabalho e Renda, formados por projetos desenvolvidos para que os jovens do município exercessem seu protagonismo.
A diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha, ressalta que a educação e seus temas transversais permearam o escopo de todo o Programa Integrar e ressalta os bons resultados. “Temos trabalhado muito com a capacitação continuada dos jovens e dos profissionais de ensino locais, de forma a estarmos sempre aprimorando os processos educacionais e fortalecendo o mercado de trabalho no município. Afinal, são justamente os cidadãos e trabalhadores de Paracatu os melhores agentes locais de mobilização social para uma cidade cada vez melhor”, explica.
O Programa Integrar já deu início às atividades de 2020, que serão intensificadas durante o período escolar.
Formação profissional e valorização da cultura
No eixo de Educação, a Kinross contou com a parceria da Associação Imagem Comunitária (AIC) para trabalhar novas metodologias de ensino e aprendizagem para mais de 160 profissionais que atuam com alunos do Ensino Fundamental, com foco na valorização e na formação continuada dos educadores do município. O projeto ainda fez visitas técnicas guiadas em um circuito turístico com estudantes das redes pública e estadual, com o intuito de difundir a cultura regional e reforçar a importância de Paracatu na história do Brasil, de forma que os alunos reconheçam os patrimônios da região como seus.
A escolha de trabalhar com professores e gestores educacionais da cidade se deu pela presença constante desses profissionais nas escolas, atuando diretamente como multiplicadores de novos métodos de ensino.
Para a professora de História da E.M. Cacilda Caetano de Souza Maria Cristina de Melo Borges, participar do ciclo de capacitação trouxe uma série de benefícios “O curso me fez repensar minha didática, melhorando ainda mais a forma como eu me relaciono com os alunos. Motivou a mim e aos alunos também, a serem mais ativos na sala de aula, a participarem mais. E eu passei a pensar em estratégias diferentes para as minhas aulas, então valeu muito a pena! O que desenvolvemos juntos foi excelente, deixando um belo legado para a nossa escola”, ressaltou a docente.

Criatividade para além dos muros da escola

No eixo Educação Ambiental, a Kinross promove um programa educativo com seus empregados e com a comunidade vizinha. O trabalho busca levar educação ambiental à rede de ensino municipal e desenvolver parcerias com instituições públicas de ensino e entidades ambientalistas locais, atuando em dez escolas de Paracatu. Em 2019, a iniciativa beneficiou direta e indiretamente cerca de 1.600 alunos de dez escolas públicas do município, realizando oficinas, jogos educativos, programas de rádio, doação de mudas de plantas e piqueniques ao ar livre.
O programa ainda realizou um desafio com turmas do 4º ano das escolas participantes: propor condutas e processos mais sustentáveis para o dia a dia das instituições onde estudam. Desenvolvido ao longo de 2019, o desafio envolveu mais de 1.600 crianças, cujas soluções criativas foram inscritas no Prêmio Integrar Verde, realizado ao final do ano letivo. Foram propostas criação de hortas, composteiras e reaproveitamento de óleo para a produção de sabonetes e detergentes para a escola. O projeto vencedor foi o da Escola Municipal Coraci Meireles Oliveira, que revitalizou o seu jardim com reaproveitamento de pneus e plantou 40 mudas de árvore nas ruas vizinhas.

Inclusão pelo audiovisual

Na área de Cultura, o Programa Integrar apoiou a TV Caroço, um projeto sociocultural de inclusão digital e cultural das comunidades, por meio da ampliação e incentivo ao acesso à produção e à circulação audiovisual entre jovens estudantes de Paracatu. Há ainda o projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil, que forma agentes mobilizadores de cultura na cidade, participando em processos de fomento, renovação e movimentação cultural no município, com a criação de uma agenda cultural para Paracatu, voltada para a juventude local. Além desses projetos, o eixo Cultura realizou, ainda, mais uma edição do Integrar na Praça, em parceria com a Fundação Conscienciarte.
Para a coordenadora da Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil da AIC, Sarah Dutra, a participação da juventude local vem sendo de suma importância para o circuito cultural de Paracatu, que já recebeu eventos inéditos criados pelos próprios jovens da Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil. “O desenvolvimento de inciativas como essa é extremamente relevante para integrar nossos jovens e torná-los agentes e mobilizadores culturais em sua própria cidade.
Estamos recebendo um retorno muito positivo da comunidade e já percebemos que há público para a realização de outros eventos e formas de manifestação cultural. Os eventos são todos realizados pelos próprios jovens, sendo idealizados a partir de um guia cultural sobre os pontos culturais interessantes a serem visitados em Paracatu, que serviu como base para a criação dos eventos na cidade e que será lançado ao final de março”, destacou.

Autoconhecimento e formação profissional

Na área de Geração de Trabalho e Renda, o Projeto Integrar ainda começou a desenvolver um trabalho de orientação e capacitação de jovens das comunidades locais, em parceria com a ONG Technoserve. Primeiro, foi feito um diagnóstico de ecossistema de trabalho jovem na cidade. Em seguida, foi realizado curso de empreendedorismo e empregabilidade, ministrado por meio de diversos módulos de capacitação profissional para o mercado de trabalho. Foram certificados mais de 60 alunos, com idade entre 18 e 32 anos, das comunidades do Alto da Colina, Bela Vista II, Amoreiras II, São Domingos, Lagoa do Santo Antônio e Povoado do Cunha.
No encerramento do curso, os alunos ainda montaram um planejamento de carreira de acordo com o conteúdo aprendido, sendo incentivados a atuar em busca dos objetivos de se capacitarem e entrarem no mercado de trabalho. “Nosso objetivo foi dar a oportunidade desses jovens se prepararem para o mercado de trabalho local, conhecendo melhor a si mesmos e descobrindo suas aptidões e profissões de interesse. Os alunos vêm aderindo muito bem, com alguns deles já empregados e outros até mesmo começando a desenvolver o próprio negócio. Outros ainda retomaram os estudos e procuraram outras formas de capacitação, de forma a alcançar as metas que traçaram ao longo do curso”, observou Lourenni Superbi, coordenadora de programas para jovens da ONG Technoserve.

Integrar em números em 2019

Eixo Educação
• 160 profissionais capacitados
• 273 alunos impactados do Fundamental 1
• 1.205 alunos impactados do Fundamental 2
• 253 alunos impactados da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
• 1.731 beneficiados indiretos

Eixo Cultura
• 3.845 pessoas impactadas direta e indiretamente com as produções audiovisuais da TV Caroço
• 240 horas de oficinas na TV Caroço
• 17 curtas produzidos para a série “O Papo Agora é ODS”
• 10 instituições de ensino públicas participantes do projeto “Caroçando na Escola”
• 150 alunos participantes nas 10h de oficinas
• 10 produções audiovisuais dentro do “Caroçando na Escola”
• 3.600 expectadores dos vídeos do projeto
• 36 bairros presentes nas edições do Integrar na Praça
• 6 mil Participantes no Integrar na Praça

Eixo Meio Ambiente
• 10 escolas participantes (5 municipais e 5 estaduais)
• 773 alunos impactados diretamente
• 1.672 alunos impactados indiretamente
• 35 professores capacitados

Geração de Trabalho e Renda

• 60 alunos certificados
• 60 projetos de negócios concebidos
• 6 comunidades beneficiadas