Empreendedorismo e empregabilidade jovem

Projeto faz parte do Programa Integrar – Eixo Trabalho e Geração de Renda

Na área de Geração de Trabalho e Renda, o Projeto Integrar desenvolveu em 2019 um trabalho de orientação e capacitação de jovens das comunidades locais, em parceria com a ONG Technoserve. Primeiro, foi feito um diagnóstico de ecossistema de trabalho jovem na cidade. Em seguida, foi realizado curso de empreendedorismo e empregabilidade, ministrado por meio de diversos módulos de capacitação profissional para o mercado de trabalho. Foram certificados mais de 60 alunos, com idade entre 18 e 32 anos, das comunidades do Alto da Colina, Bela Vista II, Amoreiras II, São Domingos, Lagoa do Santo Antônio e Povoado do Cunha.

No encerramento do curso, os alunos ainda montaram um planejamento de carreira de acordo com o conteúdo aprendido, sendo incentivados a atuar em busca dos objetivos de se capacitarem e entrarem no mercado de trabalho. “Nosso objetivo foi dar a oportunidade desses jovens se prepararem para o mercado de trabalho local, conhecendo melhor a si mesmos e descobrindo suas aptidões e profissões de interesse. Os alunos vêm aderindo muito bem, com alguns deles já empregados e outros até mesmo começando a desenvolver o próprio negócio. Outros ainda retomaram os estudos e procuraram outras formas de capacitação, de forma a alcançar as metas que traçaram ao longo do curso”, observou Lourenni Superbi, coordenadora de programas para jovens da ONG Technoserve.

O ciclo de formação foi ministrado por meio de workshops que abordaram, em seis módulos, os temas eficácia pessoal e profissional; finanças pessoais; empreendedorismo; plano de negócios; e informática para empregabilidade.  De acordo com a psicóloga e coordenadora de programas para jovens da Technoserve, Lourenni Isabelle Superbi, o nível de satisfação dos alunos participantes superou as expectativas e as notas dos testes de conhecimento foram acima da média.

Como encerramento do curso, os alunos montaram um planejamento de carreira de acordo com os conteúdos aprendidos e, na terceira fase, são incentivados a agir em prol desses objetivos e encaminhados para o mercado de trabalho. “Já estamos em conexão com algumas empresas e o nosso objetivo é compreender os processos de seleção, as vagas e as dificuldades de contratação para, assim, direcionar os alunos com melhor perfil para cada uma delas”, destacou Lourenni.

O retorno dos alunos após a finalização do curso foi muito positivo. A aluna Antônia Barbosa dos Santos, de 32 anos, contou que os conteúdos aprendidos por ela já estão sendo aplicados mesmo na vida pessoal. “Esse é o segundo curso que fiz pela Kinross e eu tive a oportunidade de aprender coisas novas e aprimorar outros conhecimentos, mudando minha forma de pensar e agir. O curso foi útil não só para o mercado de trabalho, mas também para ser aplicado no dia a dia e levar para a vida”, avaliou.

O Programa Integrar – Eixo Geração de Trabalho e Renda tem como objetivo incentivar os jovens a exercerem seu protagonismo, pensar e desenvolver seu planejamento de carreira, conectando-se com o mercado de trabalho local e gerando movimentação de renda na cidade. A diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha, reforçou a importância do projeto. “Nosso objetivo é resgatar a autoestima e o empoderamento desses jovens, oferecendo possibilidades de reconhecerem seu potencial e colaborando para que alcancem seus objetivos em sua escolha profissional”, finalizou.