Paracatu lança cartilha de Arte e Artesanato locais

Secretaria Municipal de Cultura, Casa da Cultura e Associação de Artistas e Artesãos se unem para dar  visibilidade à arte local e  impulsionar vendas

Para estimular o comércio local e apoiar o trabalho de artistas e artesãos de Paracatu, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Casa de Cultura, com apoio da Plataforma Integrar contra a Covid – Eixo Cutura, lança uma cartilha de Arte e Artesanato do município. A ideia é aproveitar datas comemorativas, como o Dia das Mães, para impulsionar as vendas e fazer uma ponte entre as obras e os compradores por meio do material.

Segundo Igor Diniz, secretário municipal de cultura de Paracatu, “A nossa principal intenção é agregar as pessoas que trabalham com arte e artesanato no município, para que possamos adquirir cada vez mais força, visando a expansão e a comercialização dos produtos locais”. A iniciativa vem na esteira da cartilha de produtores locais de chocolate, desenvolvida neste ano pela prefeitura na ocasião da Páscoa.

“Quem se interessar em comprar, poderá fazer contato direto com quem produziu as obras”, diz Terezinha Guimarães, diretora da Fundação Casa Cultura. Para ela, o mais importante é fomentar o mercado cultural da cidade e dar visibilidade a escultores, artistas plásticos, escritores,  artesãos, entre outros.

A Kinross apoia o projeto, por meio da Plataforma Integrar contra a Covid. De acordo com Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, essa iniciativa faz parte do eixo Geração de Trabalho e Renda e é extremamente importante nesse momento de crise econômica causada pela pandemia da Covid-19. “A ideia é valorizar o trabalho dos artistas e artesãos locais. O Dia das Mães é uma ótima oportunidade para impulsionar isso”, destaca Ana.

A Associação de Artistas e Artesãos de Paracatu também é parceira da ação e tem incentivado seus associados a participarem da iniciativa.