Mulheres de Paracatu participam de capacitação sobre mercado de trabalho

A iniciativa é da Kinross e Technoserve Brasil e encontra-se em sua segunda edição

Um grupo de jovens mulheres de Paracatu participa desde a semana passada de programa de capacitação que aborda os desafios de gênero no mercado de trabalho. A iniciativa é promovida pela Kinross Brasil Mineração, por meio do Programa Integrar, em parceria com Technoserve Brasil – organização sem fins lucrativos que atua em quase 30 países no combate à pobreza. O ciclo de aulas com mentorias individuais online teve início no sábado (08/05) e vai até o dia 15 de maio.

A iniciativa faz parte do Eixo Geração de Trabalho e Renda (GTR) do Integrar e tem o objetivo de apoiar propostas com foco no desenvolvimento sustentável do município. O eixo já beneficiou diversos projetos locais com apoio financeiro e suporte técnico de empresas especializadas. De acordo com Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, a primeira edição dessa capacitação foi iniciada em 2019, e reuniu 60 jovens moradoras da região, com idade entre 18 e 30 anos. Na ocasião foram realizadas oficinas de eficácia pessoal e profissional. “Desta vez, são 20 mulheres e o ciclo de aulas e mentorias aborda a equidade de gênero e o protagonismo feminino no mercado de trabalho”, afirmou.

Lourenni Isabelle Superbi, psicopedagoga e gerente de programas para jovens da Technoserve Brasil, que coordena o treinamento, explicou que a primeira oficina aprofundou o autoconhecimento, a autopercepção, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de competências comportamentais para o trabalho e o empreendedorismo. De acordo com ela, das 60 alunas dessa oficina anterior, 20 estão tendo a oportunidade agora, de aprenderem mais sobre temas relacionados à diversidade e inclusão, com aprofundamento sobre as questões de gênero.

A capacitação continuará ao longo da semana com três mentorias individuais de uma hora para cada aluna. Os temas em curso são: Mulher, Mercado de Trabalho, Carreira e Desafios; Treinamento para os Processos Seletivos; Planejamento de Carreira; Superando Barreiras no Mercado de Trabalho; Entrevista de Emprego e Planejamento de Carreira.

O Eixo Geração de Trabalho e Renda da Kinross já apoiou outros projetos apresentados por cooperativas de mulheres artesãs e costureiras, agricultores, membros de comunidade quilombola, entre outros. Entre as iniciativas, destacam-se: atividades de formação e qualificação para o mercado de trabalho, reformas estruturais e aquisição de equipamentos, regularização diante de órgãos fiscalizadores e formalização dos empreendimentos, além de apoio à produção e comercialização dos produtos.