Oficina de Projetos orienta instituições paracatuenses para captação de recursos

Iniciativa visa promover o protagonismo e a sustentabilidade das entidades por meio da elaboração de projetos para realizações locais

De agosto a novembro deste ano, cinco entidades comunitárias da cidade de Paracatu (MG) passarão por um ciclo de formação, chamado de Oficina de Projetos, onde serão capacitadas para o incremento da atuação estratégica em desenvolvimento institucional e em elaboração de projetos para a mobilização de recursos com a utilização de mecanismos de incentivos fiscais.

Fazem parte desse projeto incentivado pela Kinross, e coordenado pela Associação Imagem Comunitária (AIC), as entidades Associação de Condutores de Turismo de Paracatu (Acontup); Paracatu Esporte Clube; Guarda Mirim de Paracatu; Academia de Letras do Noroeste de Minas e Lar dos Idosos. Elas foram selecionadas levando em consideração a área de atuação de cada uma delas para a submissão às linhas de financiamento incentivadas pela esfera federal, tais como: Lei de Incentivo à Cultura; Fundo da Infância e da Adolescência; Lei de Incentivo ao Esporte e Fundo do Idoso. Além disso, também foram avaliadas as entidades com reais necessidades de recursos.A coordenadora do projeto, Bárbara Altivo, explica que o objetivo central da Oficina de Projetos é qualificar os participantes para a apropriação ativa de conhecimentos e desenvolver um percurso prático para que cada entidade desenvolva um projeto para captação de recursos por meio de renúncia fiscal. “A oficina pode estimular e capacitar as entidades do território de Paracatu na escrita de projetos, de modo a garantir o protagonismo e a sustentabilidade das realizações locais”, acrescenta Bárbara.

A gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Kinross, Ana Cunha, ressalta que a iniciativa permite desenvolver não somente as instituições locais como toda a comunidade. “Além dos beneficiários diretos, a participação na Oficina de Projetos impactará direta e positivamente a vida de toda a comunidade e grupos locais, pois essas instituições estarão aptas a viabilizar cada vez mais projetos em prol de crianças e adolescentes; professores e gestores do campo educacional; idosos e agentes de cultura do município, entre outros grupos sociais”, informa.

Para que a Oficina de Projetos tenha sua eficácia garantida e que as entidades tenham condições de caminhar com seus projetos, todas as atividades serão de cunho prático e, uma vez por mês, será realizada uma formação presencial coletiva, proporcionando aos participantes um momento de diálogo, trocas de experiências, reflexões, sistematizações e documentos. E, ao final de cada formação, cada grupo irá planejar, com o apoio do educador da AIC, quais tarefas deverão ser realizadas ao longo do mês. Esse apoio também se estenderá ao desenvolvimento das ações planejadas no encontro. Além da formação coletiva, haverá também momentos individuais para um trabalho direcionado às demandas específicas de cada entidade.

Primeiro Encontro da Oficina de Projetos

O primeiro encontro das entidades participantes da Oficina de Projetos já tem data marcada. Ele acontecerá de 16 a 23 de setembro, na Casa Kinross, em Paracatu.  Cerca de 30 pessoas estão sendo esperadas para esse encontro que irá abordar, entre outros assuntos, a mobilização de recursos e o universo das leis de incentivo, mecanismos de renúncia fiscal, programas e editais públicos e privados de apoio a projetos.

Sobre o encontro, Bárbara ressalta que as expectativas são as melhores. “A ideia do encontro é possibilitar o compartilhamento de informações úteis para a mobilização de recurso e estimular a presença positiva e proativa por parte dessas associações ao longo de todo o processo”, enfatiza.

De acordo com a presidente da Acontup e da Academia de Letras do Noroeste de Minas, Helen Ulhoa Pimentel, as duas instituições estão bastante entusiasmadas com a participação na Oficina de Projetos. “É muito importante recebermos as orientações adequadas e pontuais para cada questão ou dúvida que possa vir a surgir durante a elaboração dos nossos projetos”, destaca acrescentando que “sair com o projeto pronto da oficina vai adiantar muito o processo para todos”. E, com relação ao primeiro encontro das entidades atendidas pela iniciativa, a presidente ressalta que “será um momento bastante rico, pois terão a oportunidade de trocar experiências e informações com as outras instituições”