No Dia Internacional de Combate à Corrupção, Kinross reafirma compromisso com conduta ética
Desde 2003, o dia 9 de dezembro é considerado o Dia Internacional de Combate à Corrupção, ótima oportunidade para refletir sobre essa prática, que pode acontecer tanto na esfera pública quanto na privada, e que causa sérios danos à sociedade.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data, a corrupção é um dos maiores impedimentos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). De acordo com a entidade, US$ 1 trilhão são pagos em subornos anualmente, enquanto outros US$ 2,6 trilhões são desviados por causa da corrupção.
Tendo como um dos valores a Cidadania Corporativa Exemplar, a Kinross cumpre a lei e segue padrões rigorosos de conduta ética e empresarial para evitar práticas erradas em suas relações. Além disso, assegurar transparência e integridade em todos os processos é um dos meios que a empresa tem de se alinhar com as práticas ESG e garantir a sustentabilidade de seus negócios.
As iniciativas relacionadas ao combate à corrupção são parte da governança, o G da sigla que faz referência à sustentabilidade corporativa, social e ambiental. A responsabilidade de combater a corrupção ou qualquer tipo de violação é de todos. A empresa tem mecanismos para assegurar que empregados e fornecedores adotem as melhores práticas.
Um desses mecanismos é o Código de Ética e Conduta, que descreve os princípios e os altos padrões de conduta e ética nos negócios e pessoal que todos, independentemente do nível hierárquico, devem seguir. O ponto de partida de qualquer ação é a conduta ética e honesta, em conformidade com as leis, regras e regulamentos.
Um dos aspectos expressos no Código de Ética, por exemplo, é que os representantes da Kinross são obrigados a evitar qualquer relação ou atividade que possa criar, ou causar a impressão de causar, um conflito entre seus interesses comerciais pessoais e os interesses da empresa.
As relações com fornecedores e contratados também devem seguir as melhores condutas, conforme determina sua política de Suprimentos. Além de a seleção ser feita de forma não discriminatória e com base em critérios como qualidade e preço, ela nunca pode ser baseada em interesses pessoais de qualquer pessoa da empresa. A Kinross só negocia com fornecedores que estejam alinhados com o Código de Ética e Conduta, que tenham boa reputação e que estejam envolvidos em negócios legítimos.
Qualquer situação em desconformidade – ou suspeita – com os princípios da Kinross pode ser relatada nos Canais de Denúncia, abertos para qualquer pessoa. A denúncia, que a empresa apura imediatamente, pode ser feita de forma anônima, com total garantia de sigilo.