Kinross promove campanha “Moro Aqui Compro Aqui” para fortalecer o comércio local

Iniciativa contou com um bate-papo sobre boas práticas e ideias inspiradoras e ação nas feiras 

Quando os consumidores privilegiam a aquisição de bens ou serviços oferecidos por produtores e grupos locais, os benefícios dessa compra consciente vão muito além do valor que a pessoa efetivamente paga. Mais do que garantir que a maior parte do dinheiro permaneça na cidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região, a compra local incentiva também o aumento da produção e, portanto, reduz o desemprego e fortalece o empreendedorismo.

Além de ser benéfico para o meio ambiente, pois reduz a necessidade de transportes e deslocamentos mais longos, diminuindo a quantidade de recursos naturais consumidos (pegada ecológica), bem como ajuda na melhoria da qualidade de vida e na perspectiva de futuro da comunidade como um todo. “Se todos fizessem assim [preferissem comprar de produtores locais], seria muito bom para todo mundo, tanto para nós comerciantes quanto para a nossa cidade”, concorda a artesã Nilda D’Abadia Alves Campos Machado, que há 30 anos trabalha na feira em Paracatu com produtos em crochê e bordados.

Com isso em mente, a Kinross, por meio do Programa Integrar, lança a campanha “Moro Aqui Compro Aqui”, com o objetivo tanto de fomentar soluções criativas para agregar valor aos produtos locais, como também de incentivar uma decisão de compra mais consciente e sustentável, mobilizando consumidores a adquirirem produtos de comerciantes do seu próprio bairro ou cidade. Essa campanha faz parte do Eixo Geração de Trabalho e Renda do Integrar, que ainda nessa perspectiva do fortalecimento do comércio local, por meio da Agência e Comunicação Solidária (ACS), oferta suporte para a criação de logomarcas e peças de divulgação nas redes sociais para os feirantes da Associação.

LANÇAMENTO

Inaugurando a iniciativa, representantes do Sebrae e da ONG Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA Brasil) participaram de um bate-papo sobre boas práticas para o fortalecimento de pequenos agricultores, artesãos e comerciantes locais. O encontro, no formato de painéis de ideias inspiradoras, aconteceu na última quinta-feira, 19 de maio, em parceria com a Associação de Feirantes, Artesãos e Ambulantes de Paracatu.

Outro painel foi o caso de sucesso apresentado por Pedro Nascimento, estudante de Ciências Contábeis e proprietário da Trem Bão Pãodequeijaria. Ele contou para os presentes um pouco da sua trajetória como empresário que, desde 2016, se destaca pela originalidade e inovação em seus produtos e no atendimento.

Pedro considera que o evento foi bem organizado ao trazer abordagens diferentes para comerciantes e produtores, tanto o lado mais voltado para a gestão, com o depoimento dele e os conselhos do Sebrae, quanto o da produção, com a experiência da CSA. “Acredite no seu negócio e procure sempre melhorar, seja na apresentação e na qualidade do produto, seja em um atendimento mais humano e menos mecânico, para conquistar os clientes e crescer”, recomenda o empresário.

Para a artesã Nilda Machado, que esteve presente aos painéis, a fala do empresário “é um incentivo para conhecermos melhor a trajetória do Pedro, que começou pequeno, assim como a gente, e hoje é uma referência na cidade.” Ela completa que o evento foi positivo, pois é uma oportunidade para apoiar o pequeno produtor. “Apresentações como essas deveriam acontecer mais vezes. A gente aprende muita coisa.”

MOBILIZAÇÃO

No final de semana, Kinross e a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) promoveram outra ação, complementar, em parceria com a Associação de Feirantes, Artesãos e Ambulantes. Os frequentadores das duas feiras receberam ecobags e foram convidados a estamparem, utilizando a técnica do stencil, o slogan da campanha “Moro Aqui, Compro Aqui”.