IntegrArte Paracatu foi entregue ontem à noite à cidade

Mural interativo de 750 metros quadrados é parte da celebração dos 223 anos, celebrados hoje

Em comemoração aos dez anos do Programa Integrar e aos 223 anos de Paracatu, a Kinross entregou ontem ao município o IntegrArte, grande mural de arte urbana que conta parte da história da cidade em 30 painéis interativos que remetem ao rico patrimônio histórico, cultural e natural local.

Segundo a artista Janaína Campos, responsável pela obra de arte de 750 metros quadrados (250 de extensão e três de altura), que coloriu um dos muros do Jóquei Clube de Paracatu, será o maior mural interativo de arte urbana de Minas Gerais.

Em visita a São Paulo, a artista se encantou pelos painéis gigantescos do muralista Eduardo Kobra, buscou superfície onde pudesse fazer o mesmo em Paracatu e procurou a Kinross para tirar a ideia do papel.

Na inauguração ontem à noite, com presença do prefeito Igor Santos, da diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha, e de outras autoridades locais, o clima foi de celebração, encantamento e reconhecimento de que a intervenção levou informação, beleza e alegria à cidade do noroeste mineiro, com centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O prefeito Igor Santos agradeceu o novo espaço. “Estamos felizes com esse presente que reafirma nossa cultura e valoriza os potenciais de turismo. Paracatu agradece”. Para a Kinross, a disponibilização do espaço pelo clube, é um claro gesto de valorização da cultura local e da importância dessa obra para a comunidade.

Ana Cunha ressaltou a parceria com a prefeitura, a artista e o Jóquei Clube para viabilizar o projeto e reforçou o compromisso da mineradora em apoiar ações dessa natureza. “Cultura faz parte do nosso DNA e do que a gente acredita para desenvolvimento do território. Em dez anos do programa Integrar, essa sempre foi uma das vertentes de investimento, desde o resgate da cultura imaterial até o fortalecimento de manifestações artísticas diversas. O mural é uma representação dessa riqueza cultural que temos em Paracatu”.

Janaína Campos falou da paixão pelo muralismo, do apoio da Kinross para realizar o sonho de criar em Paracatu algo inspirado no que viu na grande metrópole paulistana e contou sobre a emoção de receber da cidade um retorno tão positivo durante todos os 50 dias de execução do projeto. De crianças a idosos, todos se encantaram e deram respostas positivos sobre a transformação que a artista fez em uma área importante para a cidade, por onde muita gente circula em atividades de lazer, como caminhadas.

A artista plástica, que aprendeu as habilidades sozinha, sem estudos de arte formais, usou cerca de 60 pincéis, 30 rolos de diferentes tamanhos, seis escadas e 300 litros de esmalte à base de água, tinta especial não tóxica e de alta resistência.

Para concluir a obra a tempo de entregá-la no aniversário da cidade – intervalo de 50 dias entre a limpeza e selagem do muro e pintura do último mural – ela convidou duas colaboradoras que trabalham com ela em projetos de decoração e teve a ajuda de outras três jovens interessadas em arte.

Fotos: Click Filmes

Descrição: Igor Santos, prefeito de Paracatu (camisa clara), Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross (camisa clara), Janaína Campos, artista, e Igor diniz, secretário de Cultura de Paracatu.

Informações para a imprensa:

Fábia Prates (31) 99935-1606 (fabia.prates@oficina.ci)

Daniela Nahass (+34) 673871 963 – WhatsApp (daniela.paes@temp.oficina.ci)

Lara Dornas (31) 99606-2149 (lara.dornas@oficina.ci)

Tatiana Sócrates (61) 98302-4848 (tatisocrates.jornalista@gmail.com)