Estudante da Comunidade São Domingos ganha Medalha de Bronze no Tênis de Mesa no JEMG 2017

Viviane Nascimento dos Reis, aluna da escola estadual Olindina Loureiro, ficou em terceiro lugar no torneio que reuniu competidores de todo o Estado

A estudante Viviane Nascimento dos Reis, aluna da escola estadual Olindina Loureiro, de Paracatu, ficou em terceiro lugar e levou a medalha de bronze na modalidade tênis de mesa nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2017.  O JEMG é o maior e mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais e as competições ocorreram em Uberaba, nos dias 31 de julho a 5 de agosto. Além de Viviane, vários estudantes de escolas públicas e particulares de Paracatu participaram dos Jogos que reuniu competidores de todo o Estado.

Viviane, de 12 anos, é moradora da comunidade quilombola São Domingos e é aluna há 1 ano e meio do projeto que promove aulas de tênis de mesa para jovens de sua comunidade. Idealizado pela Associação Comunitária para o Desenvolvimento do Arraial de São Domingos, as aulas fazem parte do programa  “Na comunidade com a Kinross”, que tem o objetivo de promover atividades esportivas em bairros e comunidades de Paracatu, entre eles, a Comunidade de São Domingos. “Duas vezes na semana os jovens participam de aulas de tênis de mesa no centro comunitário, hoje temos três turmas, além de aulas de ginástica”, afirma a professora do projeto e educadora física, Lídia Yoshiko Konishi.

Para Lídia, a vitória da Viviane surpreendeu porque ela competiu com atletas mais velhas e tecnicamente melhores. “Fiquei feliz porque ela perdeu na semifinal para a atleta que ganhou a medalha de ouro, que pratica em um Centro de Treinamento em Varginha. Além disso, ela tem uma história de superação por ser de uma família humilde com oito irmãos”, disse. Além de Viviane, mais quatro alunas da escola Olindina Loureiro e da escola estadual Virgílio de Melo Franco, que participam do projeto, também competiram na modalidade do tênis de mesa.
De acordo com a presidente da Associação do São Domingos e coordenadora do projeto, Irene dos Reis de Oliveira, essa medalha é a valorização do trabalho que vem sendo realizado junto aos jovens do povoado. “Essa vitória da Viviane foi muito importante, pois serve como um despertar para os outros jovens da nossa comunidade”, completa.