Programa Integrar fecha 2017 com 180 oficinas realizadas e cerca de 4 mil pessoas impactadas

Empresa apresenta balanço do programa em 2017. Entre os destaques estão mais de 180 oficinas de capacitação para estudantes, eventos gratuitos para a comunidade e apoio a projetos de geração de trabalho e renda

Paracatu, Janeiro de 2018 – Em seu sétimo ano consecutivo, o Programa Integrar da Kinross se consolida como um dos principais projetos de integração da comunidade de Paracatu. Inspirado nas premissas discutidas no Paracatu 2030 (plano de desenvolvimento do município, construído pelo poder público, sociedade civil e empresariado local), o programa é dividido em quatro eixos de atuação: Educação, Cultura, Meio Ambiente e Geração de Trabalho e Renda. Ao longo de 2017, promoveu atividades culturais e oficinas para crianças e jovens da rede pública, capacitou moradores como empreendedores, realizou duas edições do Integrar na Praça, disseminou a cultura e cidadania e promoveu a leitura com a criação da 1ª Feira do Livro.

“O Integrar é um projeto que nos dá muito orgulho e que a cada ano supera as expectativas. Com os quatro eixos contemplamos ações para toda a comunidade desde atividades com as escolas da rede pública até as necessidades específicas das associações de moradores de comunidades rurais. Isso é um diferencial do Programa que mostra a preocupação da Kinross com o desenvolvimento sustentável de Paracatu”, afirma a gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Kinross, Ana Cunha.

Durante todo o ano, o Eixo Cultura promoveu oficinas para estudantes da rede pública. Foram 184 horas de oficinas de dança, teatro, audiovisual e gastronomia. As oficinas foram ministradas por profissionais da própria comunidade que passaram por um treinamento para depois atender aos estudantes. Foram atendidas nove escolas, dentre elas, Escola Estadual Antônio Carlos; Escola Estadual Júlia Camargos; Escola Estadual Delano Brochado Adjuto; Escola Estadual Afonso Arinos; Escola Estadual Neusa Pimentel Barbosa; Escola Estadual Dr. Virgílio de Melo Franco; Escola Estadual Altina de Paula Guimarães; Escola Estadual Temístocles Rocha.

Já o Integrar na Praça, evento que é realizado em duas edições anuais, levou cultura, diversão e informação para a comunidade. Nas duas edições foram atendidas mais de 1700 pessoas nas oficinas ofertadas para o público infantil e adulto como as aulas de ginástica ao ar livre, pintura de rosto, grafite, contação de histórias, apresentação teatral, aula de pilates, dentro outras atividades. Foram mais de 4 mil pessoas que passaram pelo Integrar na Praça, considerando as duas edições. A cada edição, o evento traz uma novidade como a 1ª Feira Integrar com venda de livros novos e usados, além de promover a doação de livros e a leitura entre os cidadãos. Outra atração foi a segunda edição da Corrida e Caminhada, que teve uma grande participação de público e que contou também com a presença dos animais de estimação. O evento ainda teve atrações como shows com Renato Vianna, vencedor do The Voice Brasil, e um espaço de gastronômico com sete empresas locais.

Desde 2016, a Kinross realiza dentro do eixo cultura, o Integrar Jovem com jovens da comunidade rural Lagoa de Santo Antônio. O projeto acontece com as turmas do 8º e 9º ano da E.M. Maria Trindade Rodrigues. O objetivo é despertar o protagonismo, elevar a autoestima e mostrar uma nova perspectiva de futuro para os estudantes. Em 2017, os alunos do 8º ano foram motivados a criar projetos que fossem inovadores e que eles próprios pudessem colocar em prática nas escolas. Quatro grupos foram montados e cada um idealizou um projeto. No final do ano, eles foram avaliados por uma banca e a equipe vencedora saiu com um prêmio em dinheiro para ajudar a colocar a ideia em andamento. O projeto vencedor foi o da Revitalização dos instrumentos da Fanfarra da escola.

Já a turma do 9º ano, passou por várias atividades durante o ano que discutiram temas como: dificuldade do acesso à escola, muito vinculada à precariedade do transporte; a falta de oferta de Ensino Médio na zona rural do município; as dificuldades sofridas por eles na adaptação ao contexto urbano; o bullying; e a necessidade de inovação na educação. Eles criaram vídeos, mostrando a visão deles sobre essas questões. Ao final do ano, eles realizaram uma feira juvenil, em que mostrou os resultados das atividades, que foi aberta a toda a comunidade, com participação da Secretaria Municipal de Educação, professores e pais.

O Integrar Jovem, atendeu em 2017 48 estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Maria trindade, na comunidade rural da Lagoa de Santo Antônio com atividades, rodas de diálogo e construção de projetos de futuro na linha do protagonismo jovem.

O Eixo Educação do Integrar tem como proposta contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública de Paracatu, e tem como propósitos a aprendizagem dos alunos e melhoria do cenário da comunidade escolar (família-escola-aluno-professor). O trabalho contribuiu principalmente para a elevação dos indicadores oficiais de aprendizagem, especialmente, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O programa atende escolas por um ciclo de dois anos, e prioriza as turmas que participam da Prova Brasil (4º e 5º anos e 8º e 9º anos). Em 2017, oito escolas foram atendidas pelo Programa, beneficiando 27 turmas de 5º e 9º anos, 696 estudantes e envolveu 66 professores e gestores escolares.

Para citar algumas das atividades realizadas pelo Eixo Educação, destaca-se as atividades de reforço escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para essa ação, o Programa tem o apoio de uma equipe de 20 estagiários universitários, contratados por meio de convênios com quatro instituições de Ensino Superior do município. Ao longo do ano, as escolas também receberam recursos para o desenvolvimento de 24 projetos pedagógicos interdisciplinares, com foco em interpretação de textos e resolução de problemas matemáticos, e para mais dois projetos abrangentes, voltados para 819 alunos de turmas de Educação de Jovens e Adultos. Também foram destinados às escolas mais de 3,2 mil exemplares de gibis infantis e juvenis para estímulo à leitura por prazer, bem como o empréstimo de 61 livros de uma pequena biblioteca circulante mantida pelo Programa para uso em projetos pedagógicos e aulas de reforço escolar.

O Eixo Meio Ambiente também foi um dos destaques do ano. O projeto atendeu 1094 alunos de 15 escolas públicas de Paracatu. O público alvo foram crianças do Ensino Fundamental I e foram realizadas 240 horas de oficinas sobre boas práticas ambientais, entre elas: produção de mudas, amigo oculto verde, produção de sabão reciclado, apresentação do vídeo “O futuro que queremos”. Oficinas literárias de rima e cordel sobre efeito estufa e aquecimento global. Também foram realizadas manhãs de jogos e brincadeiras em todas as escolas com amarelinha consciente, pegada ecológica, roleta e ampulheta ecológica. As escolas trabalharam na construção do livro “O Planeta terra pede ajuda” que foi lançado durante a segunda edição do Integrar na Praça.

Em 2017, houve a culminância de seis projetos do Eixo Geração Trabalho e Renda do Programa Integrar. Dois projetos receberam aporte financeiro da Kinross em 2017: o projeto PA Aracaju, voltado à produção de frutas para as agroindústrias de beneficiamento local e potencial comercialização in natura, e o projeto da ACIS – Costurando minha dignidade, voltado à formação de mulheres de baixa renda para prestação de serviços de costura.

Já os projetos Fábrica de Pães Forno da Roça instalada no PA Tiro e Queda, Viveiro de Mudas e Hortaliças do PA Nova Lagoa Rica, Agroindústria de polpa de Frutas do PA Santa Rosa, e Fábrica de Biscoitos e Doces da comunidade de São Domingos tiveram acompanhamento do Núcleo de Apoio. O acompanhamento feito pela equipe de uma consultoria externa consistiu em várias etapas, de acordo com a necessidade de cada projeto. O Núcleo de Apoio foi responsável por garantir a manutenção do projeto após o aporte de capital da Kinross, oferecendo aos beneficiados pelo projeto orientações para manter o negócio funcionando. Eles receberam capacitação sobre gestão financeira, identificação de situações de riscos e fraquezas, conseguiram identificar soluções e desafios, tiveram acompanhamento do processo burocrático de regularização, identificação de potenciais mercados para a comercialização, dentre outras orientações de acordo com a especificidade de cada negócio.