Integrar Comunidade reúne crianças e jovens em Paracatu
As tardes de sábado em Paracatu estão cada vez mais animadas, com muita cultura, aprendizado e brincadeiras. Cerca de 250 crianças e jovens das comunidades de São Domingos e Bela Vista II participaram das atividades do Integrar Comunidade, realizadas nos dia 11 e 25 de julho, respectivamente. Durante os eventos, várias atrações foram realizadas como gincanas, oficinas de culinária e artesanato, malabares, pintura de rosto, jogos de tabuleiro, contação de histórias, mostra de cinema, acompanhamento nutricional e apresentações de grupos de dança.
Para Ana Cunha, o evento proporciona aos participantes um espaço cultural coletivo em que a convivência, a integração e o bom relacionamento entre as pessoas são os principais destaques. “Com a realização do Integrar Comunidade pretendemos apoiar as comunidades no desenvolvimento cultural e social oferecendo oportunidades para troca de experiências e convivência harmoniosa.
De acordo com Valdete Lopes Brandão, moradora da comunidade de São Domingos, as palestras e oficinas foram muito proveitosas. “Estou amando esta edição do Integrar Comunidade no São Domingos. Veio nos alegrar e abrilhantar a nossa tarde. Acabei de sair de uma palestra que fala só de amor, esperança e caridade. Aprendi muitas coisas boas. Quero que voltem outras vezes para dar oportunidade, principalmente, para os jovens de ver coisas diferentes. Hoje vim com meu neto e minha filha. Acho que está sendo muito importante para nossa comunidade”, garante Valdete.
Programa Integrar
Em 2014 o Programa Integrar da Kinross investiu R$ 3 milhões na realização de projetos que envolveram associações, escolas e grupos culturais e beneficiaram cerca de 7.500 pessoas entre alunos, pais, educadores e membros da comunidade. O Integrar Comunidade é mais uma ação do Programa Integrar da Kinross, no eixo Cultura. Em 2014, o Eixo Cultura realizou o Circuito Integrar em nove escolas públicas de Paracatu, com o objetivo de promover a educação por meio da cultura e trazer a família para dentro da instituição escolar. Foram 588 alunos beneficiados com as oficinas, 2.700 participantes nas edições do Integrar na Praça e 34 grupos culturais envolvidos nas atividades.