Vem pra Casa Kinross!

Composta por espaço de convivência e museu interativo, iniciativa compartilha com a comunidade um pouco da história e das memórias de Paracatu

A Casa Kinross, que abriga um rico acervo sobre o município de Paracatu, estáde portasabertas para receber visitantes e moradores da cidade. O espaço foi criado em 2017com oobjetivo devalorizar a cultura local, promover a convivência entre paracatuenses e o diálogo com a comunidade, além de incentivar o conhecimento e contribuir para a preservação da memória do município. A Casa esteve fechada durante a pandemia, seguindo as medidas de segurança de saúde pública.

Com a reabertura, desde abril,mais de 700 visitantes jáconferirama exposição permanente, que conta a história da cidade desde os tempos do Brasil colonial. A mostra destaca marcos históricos importantes, como o ciclo do ouro, a passagem dos bandeirantes pela região, a presença indígena e damão de obra escravizada, a vocação agropecuária e outros acontecimentos marcantes em mais de 200anos de história.

O acervo da Casa Kinross, desenvolvido em parceria com o Museu da Pessoa,hoje é referência na cidade. Um dos pontos altos é a memória oral de episódios que ajudam a desvendar o modo de vida de Paracatu, registrada por meio de histórias e testemunhos que fazem parte da construção da memória coletiva e da identidade do município. Dois dos andares da casa são voltados para a convivência com a comunidade em espaços como a sala de exposição, a sala de audiovisual e a sala de convivência.

Lorena Oliveira, 23 anos, moradora da comunidade São Domingos, frequentaa Casa Kinross desde a sua inauguração. Ela diz que o espaço desperta nela um orgulho de pertencer a uma cidade importante deMinas Gerais, que é berço de sua ancestralidade.

Adiretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha, idealizadora da iniciativa, destaca a importância doespaço para avalorização da históriae da cultura local, bem como para apromoção da educação patrimonial na região. “A Casa Kinross, viabilizada pelo programa Integrar, também apoia e abriga muitas ações importantes nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e geração de trabalho e renda”.

A Casa Kinross fica na Rua Rio Grande do Sul, 700, próxima ao centro histórico. As visitas acontecem em grupos e devem ser agendadas previamente pelo emailcasa.kinross@kinross.com.

Nossos canais de relacionamento com a população
Site:www.kinross.com.br
E-mail:http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone: 0800 038 1051

Informações para a imprensa:
Bruno Mafra – (31) 99108-558 – bruno.mafra@oficina.ci
Lara Dornas – (31) 99606-2149 – lara.dornas@oficina.ci