Projeto CUTUCAR leva Educação Patrimonial para mais de 2 mil alunos da rede pública de ensino de Paracatu
Serão atendidas 108 turmas com atividades que valorizam a importância do patrimônio material e imaterial da cidade
Mais uma edição do projeto CUTUCAR – Cultura e Turismo no Caminho Real: Educação Patrimonial e Inclusão Social vem aí! A iniciativa será realizada de setembro a dezembro de 2023, contemplando cerca de 2.400 pessoas, entre estudantes e professores do 5º ano do ensino fundamental de todas as escolas da rede pública municipal e estadual de Paracatu. Também serão beneficiadas crianças da APAE, totalizando 108 turmas atendidas durante o período.
Promovido pela GuiasTur, com patrocínio da Kinross por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e parceria da Secretaria de Educação e Tecnologia e da Superintendência Regional de Ensino, o projeto busca contribuir com o desenvolvimento de uma cultura de valorização do patrimônio histórico e cultural de Paracatu. Tudo isso, por meio de ações lúdicas e formativas de educação patrimonial.
Para a coordenadora do projeto, Helen Ulhoa Pimentel, os principais objetivos desse trabalho são criar vínculos, fortalecer a memória afetiva e valorizar as contribuições que os antepassados deixaram para a formação da identidade da cidade. “Ao conhecerem na prática os bens materiais e imateriais do município, o projeto contribui para despertar o interesse e a imaginação das crianças para temas que são abordados em sala de aula, facilitando o aprendizado e desenvolvimento cognitivo dos alunos”.
“Acreditamos que investir no conhecimento do patrimônio junto às crianças é possibilitar a criação de um vínculo entre elas e a cidade onde vivem, com base na valorização da memória, da história singular desse território tão especial que é Paracatu”, complementa Luana Gomes, gerente de Comunicação e Comunidades da Kinross.
Dividido em quatro etapas, o CUTUCAR começa com palestras em sala de aula e a roda de conversa “A Cidade que Temos”, voltada para a educação patrimonial. Em seguida, os estudantes experimentarão uma vivência prática, acompanhados por um educador patrimonial, conhecendo quatro atrativos turísticos e culturais do município. A terceira etapa será o workshop “A Cidade que Queremos”, que vai propor a produção de conteúdo a partir das experiências vivenciadas pelos estudantes. O encerramento com uma exposição do material elaborado pelos alunos no workshop, que ficará em um local público da cidade e permanecerá aberta para visitação por 15 dias.
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