Kinross promove evento sobre liderança feminina no mundo corporativo
No Dia Internacional da Mulher, encontro reforça importância do Progama de Diversidade e Inclusão da mineradora
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Kinross Brasil Mineração promoveu nesta segunda, 08/03, evento online para discutir diversidade e inclusão. Lisiane Lemos, executiva do Google, fez palestra sobre liderança feminina, na qual relatou suas experiências de opressão, racismo e preconceito despertaram nela a vontade de mudar isso e transformar a sociedade. Hoje, a especialista em tecnologia e inovação usa sua experiência da vida pessoal e profissional para estimular mulheres a acreditarem em si mesmas e aproveita a posição de liderança para dar voz às mulheres e minorias. “Mas é preciso lembrar que não precisa ter o cargo de liderança para liderar, pois liderar é um comportamento, é influenciar o outro para trazer o seu melhor, seu eu integral e usufruir das experiências diversas”, disse.
A executiva explicou que as empresas que investem em diversidade, como a Kinross, têm avaliação positiva do mercado e, como consequência, ampliam o retorno financeiro. Ela disse que hoje, de acordo com as estatísticas, 37,4% de mulheres estão em cargos de liderança no Brasil. “As mulheres representam 51,1% da população brasileira, e além disso, a diferença salarial em relação aos homens é de 77,7%, sem falar que temos 10h a mais de dedicação aos trabalhos domésticos”, lembrou. “Onde está o erro? O mundo corporativo não é empático com a realidade da mulher? Como vamos mudar essa realidade?” São os questionamentos que a impulsionaram a trabalhar em busca de mudança e levar essa reflexão ao mercado de trabalho.
Eduardo Magalhães, diretor de Recursos Humanos, Suprimentos e TI da organização, reforçou a prioridade do Programa de Diversidade e Inclusão da Kinross. Lisiane destacou, ao longo do encontro, que o ato de liderar é a capacidade de influenciar, estimular e impactar pessoas para transformações inovadoras, com foco na equidade de gênero, na diversidade e na inclusão.
Rodrigo Gomides, gerente Geral Adjunto e diretor de Operações da Kinross elogiou a atuação de Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade social da corporação, como importante agente de transformação em diversidade e inclusão dentro da empresa. A vice-presidente do Departamento Jurídico da Kinross, Maria Montalvão, também relembrou a luta das mulheres por espaço igualitário no mundo corporativo e mencionou seu papel de liderança feminina em sua área.
O evento do Dia Internacional da Mulher faz parte do projeto Diálogos Inclusivos, iniciativa dentro do Programa de Diversidade e Inclusão da mineradora, que prevê encontros virtuais com especialistas e formadores de opinião de renome para discutir a importância da Diversidade e da Inclusão dentro das empresas.