Kinross doa mudas em celebração ao Dia do Meio Ambiente

Recuperação de áreas, educação ambiental e distribuição de mudas são algumas iniciativas da empresa

Dia 05 de junho foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data em 2021, a Kinross Brasil Mineração vai doar mudas de plantas ornamentais, árvores frutíferas e nativas do cerrado para a população de Paracatu (MG). A iniciativa faz parte do Programa de Doação de Mudas que está de volta, mas no formato delivery, em respeito aos protocolos de segurança da Covid-19. O objetivo é promover uma maior aproximação da empresa com a comunidade, além de proporcionar orientação sobre as espécies e repassar dicas de como plantar as mudas.
As plantas são cultivadas no viveiro da Kinross e também são doadas a seus empregados e utilizadas em seus programas de revitalização e recuperação de áreas. Cerca de 21 mil mudas são produzidas anualmente no viveiro.
Para garantir as suas mudas, entre no site http://www.kinross.com.br/mudas. As inscrições valem para as cidades de Caçu (GO), Cachoeira Alta (GO) e Paracatu (MG). As entregas acontecerão de 07/06 até 11/06 em Caçu e Cachoeira Alta, e em Paracatu, serão de 14/06 à 18/06.

Kinross e meio ambiente

A Kinross Brasil Mineração como empresa que pauta a sua atuação com base no desenvolvimento sustentável, tem como prioridade, em Paracatu (MG), a preservação do ecossistema local, por meio da mineração responsável. O objetivo é deixar as áreas utilizadas pela mineradora 100% restauradas ao fim de suas atividades, em 2030.

Alinhada com o tema da ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, que é a Restauração de Ecossistemas, dentre as iniciativas para o desenvolvimento sustentável do munícipio, a Kinross tem um projeto de recuperação vegetal de áreas impactadas pela operação, que já abrange cerca de 500 hectares em diferentes estágios de recuperação.

Desses quase 500 hectares de área, a barragem Santo Antônio já tem aproximadamente 350 hectares revegetados. A inciativa faz parte do plano de fechamento da mina e da Estratégia de Desenvolvimento Sustentável da empresa.

O plano, elaborado em consonância com a Agenda Municipal Paracatu 2030, adota os valores e princípios do Grupo Kinross, os 17 objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável e os 10 princípios de desenvolvimento sustentável do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM).

Outras ações locais para a preservação do meio ambiente, que têm sido desenvolvidas ao longo dos anos são: educação ambiental, proteção de nascentes, monitoramento do arsênio, viveiros comunitários, programa de doação de mudas, recuperação da biodiversidade, monitoramento local, recuperação de áreas, gestão da qualidade da água e do ar, revitalização do córrego Rico, entre outros.

De acordo com Alessandro Nepomuceno, diretor de Sustentabilidde e Licenciamento da mineradora, a Kinross desenvolve estudos permanentes e busca tecnologias para utilizar recursos naturais e insumos de produção de maneira sustentável e racional. “Levamos em conta a biodiversidade local e regional em nossos projetos ambientais, com políticas de recuperação de áreas, conscientização, redução, reutilização e reciclagem”, explica. Muitas destas iniciativas, segundo ele, contam com a parceria da comunidade e fazem parte da política de investimento social da empresa.

Por meio do Sistema de Gestão Integrado de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social, a Kinross busca otimizar o consumo de água e energia, visando minimizar qualquer impacto adverso que suas atividades possam causar ao meio ambiente e contribuir positivamente para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local.

Educação Ambiental
Com uma política voltada para a conscientização e preservação, a Kinross desenvolve também programas ambientais direcionados aos empregados, aos prestadores de serviços e às comunidades próximas à operação. O objetivo é levar conhecimento, promover a mudança de comportamentos e à adoção de práticas sustentáveis.
A iniciativa começou em 1992, com a inauguração do Centro de Educação Ambiental (CEAM). Hoje, uma das principais iniciativas da empresa é o Integrar Meio Ambiente. Presente em 15 escolas públicas de Paracatu, o programa tem compartilhado conhecimento com crianças do ensino fundamental sobre o descarte adequado de resíduos, redução do consumo de recursos naturais, mudanças climáticas e outros. Em 2017, mais de 1 mil alunos participaram das atividades voltadas à educação ambiental.
Além disso, outras ações e eventos são realizados ao longo do ano como: a Corrida Rústica da Água, Trilha Ecológica, Observação de Aves e Pedal do Cerrado. Esses projetos têm como objetivo engajar a comunidade e empregados com questões relacionadas ao meio ambiente.