Festival prestigia patrimônio cultural e imaterial de Paracatu

O Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu chega em sua 9ª edição, aguçando todos os sentidos daqueles que valorizam a arte em suas diversas manifestações: da música à gastronomia, da dança ao teatro, do maculelê à capoeira. O evento acontece até 10 de julho e traz oficinas, workshops e rodas de conversa, o Tour Gastronômico e o 17º Festival da Música Brasileira. O objetivo é promover Paracatu como polo de referência em produção artística e cultural e, assim, contribuir para o fomento do turismo local.

A abertura oficial acontece no dia 6 de julho, às 20h30, no Largo do Rosário, com apresentação patrocinada pela Kinross por meio da lei de incentivo à cultura: a parceria entre a Orquestra Ouro Preto e o sambista Diogo Nogueira, apresentando clássicos do samba e da MPB. Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, o repertório é uma homenagem especial a grandes clássicos da música popular brasileira, como “O que é o que é”, de Gonzaguinha, “Espelho”, de João Nogueira, e “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim. Também estão no repertório sucessos do samba que ganharam novas cores, entre eles “Pé na areia”, do próprio Diogo Nogueira, e “Deixa a vida me levar” e “Camarão que dorme a onda leva”, eternizadas na voz de Zeca Pagodinho.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (ADESP), Leonardo Barros de Oliveira, destaca que “o Festival quer mostrar a importância da arte como fonte de cultura, entretenimento e transformação social”. Ele lembra que a iniciativa também tem por finalidade dar visibilidade a Paracatu para a região do noroeste mineiro, Brasília e todo o país. “O evento movimenta a cadeia econômica e turística do município e, durante o período em que acontece, aumenta a taxa de ocupação dos hotéis, restaurantes e a procura por pacotes e passeios turísticos”, complementa Oliveira.

O Festival é uma realização da ADESP, da Prefeitura Municipal de Paracatu, apoiado pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Econômico; e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MG) e tem a Kinross como uma das patrocinadoras master.

Todos os sentidos – O que a música, teatro, a capoeira, a gastronomia e o maculelê possuem em comum? Todos são como manifestações culturais que contribuem para a construção da identidade de uma sociedade. Para a diretora de Relações Governamentais e de Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha, “essas manifestações se realizam por meio dos regionalismos, modelos de um saber-fazer específico, que, muitas vezes, remetem à ancestralidade daquela comunidade. Essa cultura que fala de um povo, suas tradições e crenças, é a matéria-prima do Festival”, destaca.

A gastronomia, que tem o dom de unir o que é gostoso de se provar com o que é bonito de se ver, tem seu lugar reservado no Tour Gastronômico. Ao todo, 20 bares, lanchonetes e restaurantes de Paracatu apresentaram suas receitas, com os deliciosos ingredientes de carne de lata e queijo Minas, e foram avaliados pela população, ao longo do mês de junho. Os pratos também estarão disponíveis até 10/7 (domingo), em barracas montadas no Largo do Rosário. Os vencedores serão conhecidos no dia 9/7, sábado.

Já o festival de música, capaz de tocar alto em nossos ouvidos e corações, contou com aproximadamente 170 inscritos. Os 18 finalistas se apresentarão na sexta e no sábado (dias 8 e 9/7), também no Largo do Rosário. Será distribuída uma premiação no valor de R$25 mil para os vencedores do 1º ao 5º lugar.

Caberá às apresentações, oficinas e workshops – teatro, maculelê, capoeira, gastronomia – acionarem, para além dos sentidos e corpos, as mentes e corações dos participantes. Estas atividades acontecerão de 5 a 10. A programação, informações e link para inscrições nos cursos e oficinas, estão disponíveis nos perfis do Instagram do Festival.
Venha participar do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu! Tem muita atividade para todos os gostos e sentidos!

Nossos canais de relacionamento com a população
Site:www.kinross.com.br
E-mail:http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone: 0800 038 1051

Informações para a imprensa:
Bruno Mafra – (31) 99108-558 – bruno.mafra@oficina.ci
Lara Dornas – (31) 99606-2149 – lara.dornas@oficina.ci