Casa Kinross completa quatro anos

Espaço acolhedor e aberto à comunidade guarda lembranças de Paracatu

Espaço interativo que há quatro anos conta a história de Paracatu e suas tradições, a Casa Kinross surgiu em 25 de outubro de 2017 com objetivo de valorizar a cultura local, promover a convivência entre paracatuenses e o diálogo com a comunidade, além de incentivar o conhecimento e preservar a memória do município.

Uma exposição permanente conta a história da cidade desde os tempos do Brasil colonial, destacando marcos importantes como o ciclo do ouro, a passagem dos bandeirantes pela região, a presença indígena e de mão de obra escravizada, a vocação agropecuária e outros acontecimentos marcantes em 223 anos de história.

O acervo da Casa Kinross, referência hoje na cidade, foi construído em parceria com o Museu da Pessoa. Um dos pontos altos é a memória oral de episódios que ajudam a desvendar o modo de vida de Paracatu por meio de depoimentos de 33 moradores da cidade. O material, em vídeo, faz parte do acervo da Casa, localizada no Centro Histórico da cidade, e pode ser visto em visitas ao local.

Lorena Oliveira, 23 anos, moradora da comunidade São Domingos, tem frequentado a Casa Kinross ao longo desses quatro anos. Ela diz que o espaço desperta nela, orgulho de pertencer a uma cidade importante em Minas Gerais e que é berço de sua ancestralidade.

Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross e idealizadora da Casa Kinross, destaca a importância do local como espaço de valorização da história e de promoção da educação patrimonial e da cultura local. “A Casa Kinross é um equipamento viabilizado pelo projeto Integrar que em 2021 completa dez anos com muitas ações importantes nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e geração de trabalho e renda. É um orgulho para nós da Kinross termos um espaço tão relevante de valorização da cultura local”.

Dois dos andares da casa são voltados para a convivência com a comunidade em espaços como a sala de exposição, a sala de audiovisual e a sala de convivência.

A Casa Kinross fica na Rua Rio Grande do Sul, 700, próximo ao Centro Histórico de Paracatu. As visitas acontecem em grupos e devem ser agendadas. Para solicitar o agendamento, é necessário enviar um email para casa.kinross@kinross.com.