Kinross recebe Prêmio Proteção Brasil 2021

Cases Integrar contra a Covid-19 e Segurança de Máquinas e Equipamentos ficaram em primeiro lugar

No início da pandemia da Covid-19, a produtora rural e líder comunitária de Paracatu (MG) Priscila Sena Alves, 29 anos, não fazia ideia da gravidade da crise de saúde pública que o Brasil e o mundo enfrentavam. Mãe de três filhos, ela se viu preocupada com essa nova realidade e conta que foi por meio da campanha “Saúde e Cidadania: proteja-se” – da plataforma Integrar Contra a Covid-19 da Kinross – que ela entendeu a importância dos protocolos de segurança contra o vírus e, a partir disso, passou a usar álcool em gel, máscara e a adotar o distanciamento social.

Com base no esforço contínuo em informar, conscientizar e contribuir com a comunidade paracatuense no enfrentamento ao coronavírus, o Integrar contra a Covid-19 ganhou o Prêmio Proteção Brasil 2021, entregue no dia 22 de outubro (sexta-feira), pela Universidade Proteção. A iniciativa da Kinross ficou em primeiro lugar e foi avaliada por vários jurados como case de sucesso levando ouro na categoria Ações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) Junto à Comunidade. A mineradora também recebeu ouro em Segurança de Máquinas e Equipamento pelo case Adequação do Parque de Máquinas da Kinross Brasil Mineração S.A.

O Integrar contra a Covid-19 mereceu destaque neste momento pandêmico pelas várias iniciativas adotadas para amenizar os impactos da crise sanitária nos processos educacionais, culturais, econômicos e ambientais do município de Paracatu. Com parceria da iniciativa privada e do poder público, as ações da plataforma alcançaram mais de 13 mil pessoas desde o início da pandemia.

Sobre o Integrar Contra a COVID-19

Criado dentro do Programa Integrar, plataforma de investimentos sociais da Kinross, que completa dez anos em 2021, o Integrar contra a Covid-19 nasceu após um diagnóstico feito com as principais lideranças da cidade para desenharem um projeto com base na escuta, no acompanhamento e em ações nas áreas de saúde e de garantia de direitos para a cidade nesse momento de pandemia.

Ações voltadas para saúde mental, educação, geração de trabalho e renda também foram realizadas. No campo cultural, o programa desenvolveu atividades para fortalecer grupos e agentes culturais da cidade. Campanhas como “Comércio Solidário” articularam diferentes ações em prol de artistas, artesãos, produtores rurais, trabalhadores autônomos, entre outros.

Ações Premiadas

Além dos primeiros lugares que levaram ouro, os cases Segurança com Eletricidade e Sistema de Gestão da Kinross ficaram, respectivamente, com a segunda posição (prata) e terceiro lugar (bronze) em suas categorias. Os prêmios foram entregues pelo diretor da Proteção Publicações e Eventos, Alexandre Gusmão ao gerente de Saúde e Segurança da Kinross, Maurício Guadalupe, que representou a empresa na cerimônia.

Prêmio Proteção 2021

Promovido desde 2005 pela Universidade Proteção, o Prêmio Proteção Brasil colabora para a divulgação de ações bem-sucedidas em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), fomentando a cultura da prevenção. De acordo com Gusmão, foram avaliados nesta edição de 2021, 112 cases e os jurados escolheram os 38 melhores. A região sudeste teve o maior volume de participantes, 61,5% das inscrições. Ele explicou que o júri resolveu dividir os prêmios nas categorias ouro, prata e bronze. Cada tema incluiu essas categorias e contemplou três cases vencedores.