Papel da família é fundamental para o bom desenvolvimento dos alunos na escola
A escola não é a única responsável pela educação dos estudantes. Para alguns psicólogos que atuam na área de educação, a participação da família contribui para o desenvolvimento do aluno, não somente na aquisição de conhecimentos (cognição), como também no lado afetivo e de relacionamento. Mas apesar de todos esses benefícios, muitos pais ainda não estão presentes, por isso o processo de integração de família e escola precisa ser cada vez mais incentivado.
Com experiência há mais de cinco anos na área de educação, o psicólogo e docente William Araújo afirma que ao falar em educação é importante considerar que há quatro pilares que a sustenta: aluno, família, escola e sociedade. “Cada uma destas esferas deve ser considerada, pensada e construída, assim como as relações estabelecidas entre elas. Deste modo, a relação família e escola é um dos fundamentos para uma educação de qualidade, que instigue a formação integral da criança, do jovem, do aluno”, reforça. Por atuar nessa área há muitos anos ele acredita que a criação de espaços de reflexão, diálogo e construção de estratégias aproximam cada vez mais famílias, professores e alunos.
Mãe de três alunos da Escola Ada Santana, em Paracatu, município do Noroeste de Minas Gerais, a diarista Fabrícia Alves Rodrigues sabe muito bem da importância do seu papel na formação dos filhos. Ela foi uma das participantes das “Rodas de Diálogo”, encontros realizados com familiares do município com o objetivo de promover o contato escola-família. Para a diarista, a iniciativa promoveu uma rica troca de experiência e aprendizados. “As palestras que assistimos foram muito interessantes. Pudemos conversar com outros pais e isso nos fez perceber que cada um tem uma forma de educar, mas que todas estão corretas”, afirma.
Fabrícia afirma ainda que a boa relação entre a escola e as famílias é muito importante para o desenvolvimento dos estudantes. “Além dos aprendizados adquiridos na escola, é interessante os pais incentivarem seus filhos a continuarem estudando em casa, fazerem as lições e nos contar sempre que tiverem algum problema”, comenta a mãe de Gustavo (7 anos), Maria Eduarda (8) e Milena (11).
Um outro exemplo de pai dedicado em acompanhar os estudos de seu filho é Tássio Souza Paixão. Também estudante – está concluindo seus estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Tássio não perde as reuniões promovidas pela Escola Afonso Roquete, onde seu filho estuda. “Tenho muito orgulho dele ter a oportunidade de cursar o 1º ano do ensino médio, chance que não tive quando era mais novo. Por isso, ajudo-o com o que ele precisar e sempre acompanho suas atividades”, afirma. Após sua participação no encontro, pai e filho debateram sobre os assuntos abordados. “Passei para ele tudo o que foi discutido e reafirmei que eu e a mãe dele estamos muito dispostos a auxiliá-lo. Queremos que ele faça um curso superior, claro, na área que escolher”, disse o pai orgulhoso.
Projeto une pais e escola em Paracatu
Fabrícia e Tássio são exemplos de pais de alunos que participaram do projeto “Rodas de Diálogos”, que reúne pais e professores para discutir temas relacionados ao contexto educacional. Nos encontros, sempre mediados por um psicólogo educacional, são abordados diversos temas como cultura de paz na escola, combate ao bullying, cooperação entre família e escola, distúrbios de aprendizagem, entre outros. O projeto ocorreu em julho, mas outras rodas estão previstas para ocorrer até o final do ano. Elas fazem parte de uma parceria entre as escolas e a iniciativa privada, por meio do Programa Integrar, desenvolvido pela Kinross, mineradora de Paracatu. O programa incentiva o desenvolvimento no município, por meio dos eixos educação, cultura, meio ambiente e geração de trabalho e renda.
De acordo com Ana Cunha, gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Kinross, uma das propostas da companhia por meio do Integrar é apoiar as políticas educacionais no município. “Acreditamos que a família tem um papel muito importante na educação, por isso a presença dos pais dentro das escolas e também o acompanhamento deles no dia a dia da educação dos filhos ajuda na condição essencial para o bom desempenho acadêmico dessas futuras gerações”, conclui.
Responsável por coordenar os encontros, o psicólogo William Araújo afirma que o retorno que recebeu dos familiares sobre as “Rodas de Diálogo” foi muito positivo. Para ele, os pais de Paracatu se sentiram muito honrados em ocupar um espaço de corresponsabilidade com a escola pela formação de suas crianças e jovens. “A escola é um local que deve ter participação dos familiares e as rodas acabam sendo um momento para isto, com uma escuta importante e um diálogo enriquecedor”, conclui.