Paracatu tem uma história riquíssima, marcada, de forma bastante especial, pela existência de comunidades quilombolas tradicionais. Os quilombos de Paracatu estão entre os mais importantes de Minas Gerais, e têm atraído turistas, interessados em conhecer de perto sua história e costumes.
Nós mantemos uma relação próxima com as comunidades remanescentes quilombolas, especialmente com aquelas localizadas próximas da mina. A comunidade de São Domingos, composta por cerca de 400 pessoas de quase 70 famílias, conta com o apoio e parceria da Kinross em projetos que visam manter suas manifestações culturais vivas e atuantes.
No mês de junho, a comunidade realiza a Caretada, festa folclórica de origem africana que celebra o nascimento de João Batista, o precursor de Cristo. Em agosto, é realizada a Dança do Balaio, dança tradicional realizada pelas crianças da comunidade. Para os festejos, a empresa contribuiu com as oficinas de máscaras para a confecção dos adornos usados pela comunidade nos cantos e danças típicas e na confecção das roupas.
Com esse projeto de apoio a São Domingos, a Kinross contribui para a integração e o diálogo entre diferentes gerações, oportunizando a troca de experiências e o envolvimento dos jovens da comunidade nas ações de promoção e preservação da cultural local.
Além dos projetos, a empresa tem como premissa, ouvir e contribuir com o desenvolvimento da comunidade. Atendendo a uma necessidade, a Kinross contribuiu com o projeto de construção do Centro Comunitário em 2010, como objetivo de oferecer aos moradores, um espaço destinado a realização de encontros e atividades religiosas, educativas, sociais e culturais, visando, ampliar a integração do São Domingos, melhorando a vida das famílias, principalmente a integração comunitária das crianças e jovens.
Como forma de contribuir com o coletivo, participou também da construção da quadra de esportes e também da construção do poço artesiano, o que contribuiu no abastecimento de água potável na região.
Resgate da Cultura:
O projeto “De geração em geração: Cultura quilombola como expressão de arte” foi desenvolvido em parceria com a Kinross em 2014, e visou a preservação e promoção das expressões da cultura tradicional produzidas na Comunidade São Domingos.
O projeto contou com a realização de oficinas e ações de fomento que contribuíram para a integração e o diálogo entre diferentes gerações, oportunizando a troca de experiências e o envolvimento dos jovens da comunidade nas ações de promoção e preservação da cultural local.
Para isso, foram realizadas oficinas de Danças tradicionais da comunidade: Dança do Balaio e Caretada, oficina de fomento a grupos de danças tradicionais da comunidade para difusão de conhecimento relacionada às manifestações culturais de raízes remanescentes de escravos, e oficina de confecção de figurinos, máscaras e adereços para a utilização em apresentações das manifestações tradicionais.
No final do projeto, um vídeo de apresentação da comunidade e de seus atrativos culturais foi desenvolvido e distribuído para a associação de moradores da comunidade, como forma de apresentar e preservar a história local.
Além disso, a Kinross é apoiadora das festas tradicionais realizadas pela comunidade, como a Caretada, Dança do Balaio, o Dia Cultural do Quilombo, Folia de Reis, Festa em Louvor à Deus em honra a São João Batista, entre outras.
Fábrica de Biscoitos
Outra iniciativa da Kinross em prol da comunidade de São Domingos foi o financiamento de uma fábrica de biscoitos. Por meio do Eixo de Geração de Trabalho e Renda, do Programa Integrar, a sede da associação de moradores passou por reforma e ganhou equipamentos que são usados pelas mulheres envolvidas no projeto para a produção das quitandas. Toda a produção é vendida, gerando renda para suas famílias e favorecendo a valorização da culinária tradicional.
Além dos recursos repassados – também usados para a compra de ingredientes, no início do projeto – o programa forneceu consultoria especializada para ajudar as empreendedoras do quilombo a manterem a empresa rentável e sólida.
Aulas de ginástica e tênis de mesa
A comunidade São Domingos, está dentro dos bairros atendidos pelo programa Na Comunidade com a Kinross, com atividades esportivas, visando a saúde e bem-estar da comunidade, com tênis de mesa e ginástica à comunidade. As aulas acontecem semanalmente, são gratuitas e voltadas a toda a comunidade.
Monitoramento ambiental
A Kinross possui o programa de monitoramento ambiental, no qual treina pessoas da comunidade para serem monitores de nossos programas de controle de poeira, qualidade do ar e ruído. Esses monitores são capacitados e funcionam como fiscais da comunidade em nossos processos. Quatro monitores do São Domingos participam do programa e, a cada seis meses, é realizado um rodízio para que mais pessoas da comunidade possam desempenhar a função.
Rodas de Diálogo:
Para manter o diálogo aberto e transparente, a Kinross realiza as Rodas de Diálogo, com representantes e moradores dos bairros vizinhos. A comunidade do São Domingos participa ativamente desses encontros e podem trazer dúvidas e sugestões, além de possibilitar a troca de informações entre os bairros e promoção de capacitação para as lideranças comunitárias.