O arsênio é um elemento químico semi-metálico que ocorre naturalmente em rochas, no solo, na água, no ar, em plantas e em animais, e é amplamente distribuído na natureza, em concentrações muito baixas. São encontrados, inclusive, nos alimentos que ingerimos diariamente, como frango, peixe, arroz e feijão, por exemplo. Como qualquer elemento químico, dependendo da sua quantidade e biodisponibilidade no ar e na água, pode ser tóxico.
Cientes do nosso papel como uma empresa que atua com respeito, responsabilidade e totalmente alinhada às legislações que regem a atividade mineradora no país, a Kinross elaborou estudos compreensivos e possui rigorosos processos de monitoramento de Arsênio.
Estudos feitos por instituições reconhecidas e independentes comprovaram que os níveis de arsênio na cidade podem ser considerados normais e não oferecem riscos à saúde.
A empresa mantém também exames anuais de arsênio com os empregados.
Você pode saber mais sobre esses estudos na área de Dúvidas Frequentes.
Para se assegurar de que essa concentração de Arsênio permaneça dentro da normalidade, de acordo com os padrões de segurança e os níveis definidos pela Organização Mundial da Saúde, a Kinross ainda realiza o monitoramento frequente do índice de arsênio presente na água e particulados presentes no ar.
As barragens da Kinross funcionam como um sistema de pré-tratamento de água pois são construídas com argila férrica e com drenos formados por areia e brita. O tratamento da água proveniente dos drenos de fundo das barragens consiste basicamente em um canal com brita calcária seguida por áreas alagadas (wetlands) que dão um polimento final à água. Por se tratar de um sistema passivo, elementos comuns em estações de tratamento de água como a adição de produtos químicos e consumo de energia não são necessários neste sistema.
Transparência e diálogo
Para promover o conhecimento acerca do arsênio, a empresa busca levar informações para diminuir as dúvidas com relação ao tema.
Ao longo dos anos, a Kinross realizou rodadas de apresentação dos resultados do estudo Avaliação de risco a saúde humana por exposição ao arsênio da população de Paracatu, MG na cidade de Paracatu e em Belo Horizonte, inclusive em audiências públicas. Em 2017, a empresa colocou em prática um plano de ação cujo objetivo era passar informações corretas e tirar dúvidas da população sobre o arsênio.
A própria criação de uma área dedicada ao arsênio em seu site corporativo demonstra a preocupação da Kinross em levar informação transparente e demonstrar o seu compromisso com a mineração responsável.
Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.