Projetos educacionais formam a base do Programa Integrar em Paracatu
No Dia Mundial da Educação, iniciativa realizada há mais de 10 anos pela Kinross, reforça sua prioridade na melhoria da qualidade da educação pública
Há 20 anos, no dia 28 de abril, encerrava-se o Fórum Mundial da Educação, realizado em Dakar, Senegal (África). Na ocasião, 164 países firmaram metas, estabelecidas até 2030, para levar educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo. Desde então, a data é uma oportunidade para se refletir sobre a educação.
Para a Kinross, mineradora localizada na cidade de Paracatu (MG), a educação é o eixo principal do Programa Integrar, plataforma de investimento social da empresa. É ele que sustenta todos os demais eixos: Cultura, Educação Ambiental e Geração de Trabalho e Renda. O programa completou dez anos em 2021, com investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões, direcionados a 100 projetos, que alcançaram cerca 60 mil pessoas ao longo deste período.
Segundo a diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social, Ana Cunha, “Desde o início do programa, em 2011, buscamos contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público de Paracatu”. Ela completa que os projetos desenvolvidos visam ao fortalecimento de alunos e familiares, professores e gestores escolares. “Várias das iniciativas incluem a capacitação dos docentes em novas metodologias e práticas de gestão escolar”, destaca Ana.
Adaptação
Em 2020, o Integrar foi reformatado, para se adaptar ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e contribuir para reduzir os seus impactos na educação, na cultura, na economia e no meio ambiente do município. Com isso em mente, foi lançada a Plataforma Contra a Covid-19, organizada em torno de frentes de escuta, acompanhamento, articulação e apoio a iniciativas de diversos setores de Paracatu. Além disso, a iniciativa promoveu inúmeras campanhas de saúde preventiva; de acesso e manutenção de direitos; de apoio a projetos culturais e de educação a distância; e de geração de trabalho e renda.
A plataforma online tinha por finalidade a potencialização, visibilidade, articulação e criação de oportunidades entre as iniciativas da própria comunidade de Paracatu, além de um espaço com informações confiáveis relacionadas às diversas áreas – inclusive sobre a própria pandemia e a Covid-19. Pelos resultados e contribuição para a população de Paracatu, a plataforma do Integrar foi reconhecida por meio de prêmios como o Marco Maciel, em 2020, e o Proteção Brasil, em 2021.
Escolas
Uma das ações realizadas no eixo da Educação foi o projeto Integrar Educação no Rádio. Foram desenvolvidos 75 programas de rádio com conteúdo educativo para aproximar alunos(as) e escolas no contexto de distanciamento social e aulas virtuais, além de disseminar informações sobre a Covid-19.
Ainda no eixo Educação, professores foram apoiados na utilização de ferramentas da Tecnologia da Informação responsáveis pela disseminação das tarefas e compartilhamento de materiais – junto aos alunos e comunidade escolar. As atividades aconteceram até o final de 2021, quando foi realizada uma pesquisa para embasar as ações para o ano seguinte, face à necessidade de readequação do programa, após o fim das restrições e do isolamento social imposto aos alunos, famílias e a toda a comunidade escolar.
“O diagnóstico participativo reiterou a necessidade da promoção de ações ainda mais participativas, incorporando os rostos e vozes dos públicos na comunicação do programa e a prioridade no fortalecimento do professor e do diálogo com os estudantes e as famílias”, explica Rafaela Lima, diretora da Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), parceira da Kinross no Integrar.
O programa de rádio foi apontado como um dos pontos altos do Integrar, assinalou Rafaela, “as pessoas destacaram a assertividade dos programas perante a urgência de transmissão de informações sólidas e confiável”. Por isso, o Integrar Educação no Rádio está de volta em 2022, assim como a ação de escuta ativa e tutoria personalizada dos professores e gestores da educação pública de Paracatu. Na nova plataforma online, também continua a oferta de conteúdos informativos e formativos para o enfrentamento aos desafios educacionais do momento atual da pandemia.
Transformação
Se em 2020, os programas do Integrar Educação no Rádio tinham como objetivo de unir a comunidade escolar que estava dispersa por causa do formato remoto e manter o vínculo com o aprendizado e a escola, em 2022 o projeto se volta para valorizar a educação e as escolas de Paracatu perante a população da cidade e fortalecendo o protagonismo juvenil. Todas as 21 escolas participantes têm produzido programetes de 15 minutos de duração, que são veiculados nas rádios locais. Além disso, de março a abril, foram ao ar áudio-documentários sobre os desafios e as lições aprendidas durante o período de ensino remoto. A programação se estenderá até junho. Os episódios são disponibilizados gradativamente dentro da plataforma online do Integrar: IntegrarKinross.com.br.
As atividades de escuta ativa e tutoria de professores este ano também ganharam nova formatação. O trabalho, conduzido por especialistas, começa com a realização de um diagnóstico preliminar em cada escola. A partir daí, um grupo de professores desenvolve um plano de ação para tratar os desafios identificados. Em paralelo, eles também são assessorados quanto aos cursos que são disponibilizados na plataforma e que poderão auxiliá-los neste processo.
As iniciativas voltadas para a Educação ultrapassam o seu próprio eixo e avançam em outras direções do Integrar. É o caso do Fundo de Apoio a Pequenos Projetos, que por meio de um edital, busca apoia propostas emergenciais, pontuais e de pequeno porte, bem como ações educativas, culturais e sociais de enfrentamento aos efeitos da pandemia.
As iniciativas selecionadas recebem aporte financeiro e são realizadas por próprios grupos da cidade, com o acompanhamento de equipe específica. Um exemplo é o projeto de reforço em leitura, escrita e interpretação de texto para os alunos do 4º e 5º ano de uma das escolas do município. Outro também se refere a realização das aulas de reforço mas, nesse caso, voltadas para processos de alfabetização.
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