Casa Kinross comemora cinco anos de portas abertas

Criada para reunir as pessoas de Paracatu em um espaço de convivência, o local recebe visitas e atividades, além de um museu sobre a história da cidade

No último dia 25 de outubro, a Casa Kinross completou cinco anos à disposição da população de Paracatu, para encontros e eventos com moradores.De portas abertas desde 2017, os dois dos andares da casa são voltados para a comunidade, com espaços como a sala de exposição, a sala de audiovisual e a sala de convivência.

“Na primeira vez que visitei, gostei muito de conhecer a evolução da cidade. Como não sou original de Paracatu, fiquei encantada com as histórias e personagens que ajudaram a formar a identidade e a cultura local”, conta a professora de Química e Práticas Experimentais, Sárian Aparecida. Ela já levou duas turmas da Escola Estadual Delano Brochado Adjuto para a Casas Kinross e afirma que os alunos se divertem enquanto aprendem e sempreperguntam quando poderão voltar e ouvir mais histórias.

A casa abriga e apoia ações e projetos importantes nas áreas de educação, cultura, meio ambiente e geração de trabalho e renda, tais como o Enem Te Conto e o programa Cutucar, entre outros. Além das visitas agendadas e reuniões mensais com lideranças comunitárias, também é usada na integração de novos empregadose dá suporte a visitastécnicas.

O local também oferece um museu interativo sobre Paracatu que, hoje, é referência para o município. Com um rico acervo permanente, elaborado em parceria com o Museu da Pessoa, os visitantes podem conhecer um pouco da história da bicentenária cidade, desde os tempos do Brasil colonial, por meio da perspectiva e da memória de moradores, historiadores e agentes culturais.

De acordo com a diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha, são histórias e testemunhos que fazem parte da construção da memória coletiva e da identidade de Paracatu, além de mostrar o progresso vivenciado nos últimos anos, que aponta para um futuro promissor para o território e para as pessoas. “Uma verdadeira viagem contada por pessoas incríveis que vivem o dia a dia da cidade”, destaca a diretora. Ela completa que a Casa Kinross foi criada com o objetivo de valorizar a cultura local, promover a convivência entreparacatuenses e o diálogo com a comunidade.

Seguindo as medidas de segurança e de saúde pública recomendadas desde março de 2020, a Casa Kinross esteve fechada durante a pandemia. Com a reabertura, em abril de 2022, foram retomadas as atividades no local. De lá até o finalde outubro, a Casa já recebeu a visita de mais de 2240 pessoas, de modo a incentivar o conhecimento e contribuir para a preservação da memória do município.

A Casa Kinross fica na Rua Rio Grande do Sul, 700, próxima ao centro histórico. As visitas acontecem em grupos e devem ser agendadas previamente pelo email casa.kinross@kinross.com.

Nossos canais de relacionamento com a população
Site:www.kinross.com.br
E-mail:http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone: 0800 038 1051

Informações para a imprensa:
Lara Dornas – (31) 99606-2149 – lara.dornas@oficina.ci
Taciana Giesel – (61) 99506-4540 – imprensatgc@gmail.com