Programa Integrar-Eixo Educação tem parcerias com foco na melhoria da qualidade da educação de Paracatu
A partir de abril de 2018, projeto realizado pela Kinross em oito escolas da rede pública promoverá formação de professores e cursos de gestão para diretores de escolas
Paracatu, Abril de 2018 – A Educação Básica passará por grandes mudanças nos próximos anos, principalmente no que se refere aos regionalismos e didáticas aplicadas nas escolas brasileiras. Um exemplo são as transformações que vão acontecer no currículo escolar previstas pela Base Nacional Comum Curricular, homologada este ano. Com a premissa de ser parceiro do município de Paracatu e tendo como pilar do Programa Integrar, o de contribuir com a melhoria do ensino no município, a Kinross promoveu mudanças significativas no formato do Programa Integrar – Eixo Educação.
No biênio 2018-2019, o Programa Integrar – Eixo Educação continuará contemplando oito escolas da rede pública de ensino de Paracatu. A grande mudança, porém, estará no público-alvo. O projeto terá como foco agora formar professores de Língua Portuguesa e Matemática e apoiará os docentes na adaptação do currículo, seguindo as novas exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), previsto pelo Plano Nacional de Educação, além de formar gestores escolares.
“Durante sete anos, o Integrar Eixo Educação teve como foco o aluno e a melhoria dos índices do IDEB e da Prova Brasil, atingindo grandes resultados. Continuamos acreditando nisso, porém para 2018 e 2019, revisitamos as diretrizes do Programa e entendemos que ao investir na formação continuada dos professores, os resultados consequentemente atingirão os estudantes e naturalmente teremos uma melhoria no indicador IDEB”, explica a gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Kinross, Ana Cunha.
“O currículo da Educação Básica passará por grandes mudanças nos próximos anos, por isso, vimos a necessidade de adequar o Integrar – Eixo Educação. Para nos apoiar nessa etapa, buscamos consultorias que são referência no mercado em capacitação de professores e gestão escolar com o objetivo de apoiá-los para serem os agentes de transformação. Nossa expectativa é proporcionar uma consultoria gratuita para as escolas, auxiliando-as nesse novo tempo da educação e impactando na cultura escolar, colocando sempre o professor como o principal agente de transformações”, complementa.
Para realizar esse trabalho, a Kinross contará com apoio de duas novas consultorias – Associação Imagem Comunitária (AIC) e a Mathema – que serão responsáveis por realizar a formação dos professores e gestores escolares e conduzir o trabalho por dois anos. O trabalho do Integrar-Eixo Educação envolverá ainda as Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência de Ensino, além de professores e gestores de oito escolas públicas de Paracatu. O evento de apresentação do novo programa será no dia 24 de abril, às 18h, na Escola Municipal Coraci Meireles.
O Programa Integrar – Eixo Educação será dividido da seguinte forma:
Serão realizados Cursos de Formação para professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Ao todo são 180 horas, divididas em dois anos. O foco serão os professores dessas duas disciplinas, pois são os pilares das demais. Os workshops vão seguir as exigências da nova Base Nacional Comum Curricular que prevê que todas as escolas do Brasil ajustem seus currículos nos próximos dois anos. O primeiro será realizado no dia 24 de abril.
Cursos de gestão para gestores escolares tendo como foco os diretores, vice-diretores e supervisores pedagógicos. Será feito um trabalho de diagnóstico das escolas, mostrando as forças e fraquezas, quais são os desafios dos gestores e a importância de um planejamento. O trabalho será realizado pela consultoria tendo como base o diálogo, construção coletiva e um olhar construtivista.
A terceira parte será extensiva aos professores das demais disciplinas, com a oferta de 4 vagas por escola participante. Eles receberão cursos de metodologias inovadoras, pelos próximos dois anos. Serão treinamentos para compartilhar metodologias de ensino diferenciadas.