Parceria entre órgãos públicos, empresa e comunidade reforça cultura de prevenção em Paracatu

Coordenados pela Defesa Civil, em parceria com a Kinross, Bombeiros e Polícia, simulados de emergência de barragens contaram com a participação de mais de 200 pessoas

Dia 11 de outubro foi momento de colocar em prática os aprendizados relacionados à prevenção. Os exercícios simulados de emergência de barragens envolveram os (as) moradores das comunidades Santa Rita, Machadinho, do Cunha e Lagoa de Santo Antônio que, ao ouvir o sinal de alerta, voluntariamente, levaram os pertences indispensáveis, se reuniram nos pontos de encontro e foram deslocados até um espaço preparado para o diálogo e esclarecimento de dúvidas.

“Acho importantes esses exercícios para, caso ocorrer alguma situação de emergência, a pessoa estar treinada e saber o que deve fazer e para onde ir”, afirma João Paulo de Araújo Caldas, morador do Santa Rita que compareceu ao ponto de encontro e acompanhou as atividades. Ele conta que este foi o terceiro simulado do qual participou e que conseguiu ouvir a sirene muito bem.

Participação

Tanto a Defesa Civil, que coordenou as atividades, quanto o Corpo de Bombeiros e a Kinross, responsável pelas barragens, comemoram o sucesso do exercício que, este ano, ao todo, reuniu 212 pessoas, cerca de 40% da população residente nas ZAS das comunidades envolvidas.

Ao final dos exercícios, o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Antônio Carlos de Sousa Santos, elogiou a operação “Tudo aqui, hoje, foi feito em conjunto: Defesa Civil, junto com o empreendedor e a sociedade. Ele agradeceu e reiterou que um dos pilares da entidade é a prevenção e que, para isso, é fundamental o envolvimento das pessoas, “nosso lema é: Defesa Civil somos todos nós! É um trabalho que só pode ser feito por todos nós juntos.”

O comandante do 2º pelotão de Bombeiros Militares de Paracatu, tenente Igor Costa, completa que “a participação também foi positiva para identificar e apoiar os homens e mulheres com dificuldade de locomoção nessas localidades. Aqueles que quiseram participar do treinamento foram deslocados em veículos da empresa, com apoio dos bombeiros”.

Lideranças das comunidades confirmam que não houve dificuldade para as pessoas se dirigirem até os pontos de apoio. Segundo a presidente da Associação dos Moradores da Região do Santa Rita, Priscila Alves, essa ação é muito importante para a comunidade. “Hoje podemos dizer que estamos capacitados a nos retirar de forma tranquila e a ajudar a quem precisa para se deslocarem aos pontos de encontro em uma eventual situação e emergência”, ressaltou. Priscila completa que “há uma parceria da Kinross com a comunidade, que foi de casa em casa informando sobre o simulado. Além disso, foram realizadas várias reuniões e carros de som anunciando o exercício durante a semana toda.”

Da mesma forma, o presidente da Associação de Desenvolvimento Rural do Povoado do Cunha, Valmir ‘Passarinho’ Pereira da Silva, reforça a importância de se estar preparado para agir. “Hoje é só um simulado e a comunidade já está preparada para salvar vidas, tanto dos moradores quanto pessoas de fora.”

Prevenção

“As barragens da Kinross são seguras e não apresentam risco à sociedade. Ainda assim, é fundamental que todos conheçam os alertas, as sirenes, as rotas de fuga e os pontos de encontro”, reforça o diretor de Sustentabilidade e Licenciamento da Kinross, Alessandro Nepomuceno. Ele destaca que difundir o hábito da prevenção é uma forma de proteger os empregados, terceiros e as comunidades vizinhas às operações da empresa. “A cultura de prevenção precisa estar em todos os lugares, integrada ao dia a dia das pessoas”, assinalou o diretor.

O superintendente de Segurança Pública e Defesa Social de Paracatu, Wilian Amorim, considera que os simulados foram bem-sucedidos e agradeceu a participação de todos. Ele concorda sobre a importância de se implementar esses exercícios, de forma preventiva e educativa, junto às comunidades. “Esse treinamento ajuda a população a estar mais segura, tanto psicologicamente quanto em termos práticos, no sentido de saber como agir em uma eventual situação de emergência”, destaca Amorim.

O coordenador do Plano de Ação de Emergência em Barragens (PAEBM) da Kinross, Guilherme Cruz, também avalia positivamente o resultado das atividades e agradece a participação da população nos exercícios, que também são fundamentais para avaliar o desempenho e aprimorar o PAEBM e, assim, garantir que as pessoas, a empresa e os órgãos de segurança pública estejam todos cientes de seus papéis e preparados para atuar com efetividade, rapidez e organização, no caso de alguma eventualidade. “Simulados salvam vidas”, finaliza.

Nossos canais de relacionamento com a população
Site:www.kinross.com.br
E-mail:http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone: 0800 038 1051

Informações para a imprensa:
Bruno Mafra – (31) 99108-558 – bruno.mafra@oficina.ci
Lara Dornas – (31) 99606-2149 – lara.dornas@oficina.ci