Defesa Civil e Kinross realizam simulado de emergência de barragens

Exercício envolve as comunidades Lagoa Santo Antônio, Cunha, Santa Rita e Machadinho

Com objetivo de treinar os moradores sobre como proceder em situações de emergência, a Defesa Civil e a Kinross realizam, no dia 23 de novembro, o simulado de barragens. O exercício acontece às 10 horas nas comunidades Lagoa Santo Antônio, Cunha, Santa Rita e Machadinho e contará com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e outras instituições.

“Todas as comunidades envolvidas participaram de reuniões preparatórias e receberam as instruções e informações necessárias ao treinamento. Nosso objetivo é reforçar a Cultura da Prevenção e o cuidado com as pessoas. Por isso, a participação de todos e todas é fundamental”, enfatiza a diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social, Ana Cunha.

As barragens da Kinross são seguras e acompanhadas 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo Centro de Monitoramento Geotécnico. O simulado, executado anualmente, tem caráter preventivo e é fundamental para avaliar o desempenho do Plano de Ação de Emergência em Barragens (PAEBM) junto às comunidades, principalmente aquelas vizinhas às barragens de Santo Antônio e Eustáquio.

Entre outros pontos, o exercício é importante para a avaliação de aspectos como a eficácia do sistema sonoro de alerta, o conhecimento dos participantes das rotas de fuga, o tempo de deslocamento das pessoas até os pontos de encontro e a efetividade das placas de sinalização. Durante as simulações, as sirenes fixas localizadas em pontos específicos serão ativadas, e os moradores, assim como aqueles que estiverem transitando nos locais, serão convidados a dirigir-se aos pontos de encontro nas localidades. Após o simulado, uma comissão avalia os resultados e propõe melhorias, quando necessárias.

Wilian Batista de Amorim é superintendente de Segurança Pública e Defesa Social e é o responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). Para ele, o treinamento é uma oportunidade para avaliar as equipes envolvidas, a participação da população da zona de autossalvamento, as Rotas de Fuga e o acionamento das sirenes de emergência, entre outros. “A realização do exercício é uma somatória de esforços entre a comunidade, os órgãos de segurança e a empresa”, diz.

Para o subtenente Augusto Cunha, do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Paracatu, o simulado serve para treinar as equipes de segurança, os empregados da mineradora e as pessoas das localidades para uma eventual emergência. Ele reforça o convite para o comparecimento dos moradores.“É de suma importância a participação da população, principalmente as vizinhas às barragens”, afirma Cunha.

 

Nossos canais de relacionamento com a população
Site: www.kinross.com.br
E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone WhatsApp: 0800 038 1051

Informações para a imprensa: 

Marco Paulo Bahia – (31) 99165-4566 (marco.bahia@oficina.ci)