Começa o 11º Festival do Patrimônio Cultural

Abertura é da Orquestra Ouro Preto e Carlinhos Brown, nesta quarta-feira,03 de julho, às 20h, na Avenida Olegário Maciel

 

O Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu, maior encontro cultural do Noroeste de Minas Gerais,começa nesta quarta-feira, dia 3 de julho, e vai até domingo,7, no Largo do Rosário e na avenida Olegário Maciel. A abertura oficial será com a Orquestra Ouro Preto e do multi-instrumentista Carlinhos Brown na quarta-feira, às 20h, na avenida Olegário Maciel, em frente à antiga Prefeitura.

A programação artística está extensa, com teatro, dança e muita música, além de celebrar as tradições histórico-culturais e gastronômicas da região. O evento é organizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável de Paracatu (Adesp), Prefeitura Municipal e Sebrae Minas, com patrocínio da Kinross, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com a parceria de diversas empresas locais.

Atrações para todas as idades

No Largo do Rosário, a programação terá o 19° Festival da Música Brasileira, com a presença de compositores e intérpretes de todo o país, espetáculo de dança, apresentações teatrais, celebração do Dia Municipal do Pão de Queijo, cursos de culinária e oficinas artísticas. Também estão previstos shows de Samantha Carpinelli, Analu Sampaio, Ivan Barreto, Maíra Lemos e do projeto Violas dos Vales, com Chico Lobo, Wilson Dias, Rubinho do Vale, Bilora, entre outros violeiros do Jequitinhonha.

A Kinross, principal patrocinadora do festival, trouxe mais uma vez a magia da música da Orquestra Ouro Preto para abrir o festival, como já é tradição. Mas não para por aí. A empresa está promovendo uma série de atrações para todas as idades, que vão rechear ainda mais a programação do evento.

O grupo Teatro da Pedra, de São João Del Rei, realizou nessa segunda (1º) e terça-feira (2), oficinas de teatro para jovens e idosos. Ao todo, foram cinco horas para cada turma, que tiveram a oportunidade de ter contato com recursos teatrais como jogos de roda, de cena, de improvisação, criação e contação de histórias e cantigas de roda, dentre outros.

Outra atração promovida pela Kinross é a seresta “Partidas”. Um grupo de músicos percorre as ruas e visita as casas, levando as belas canções do universo caipira de raiz e as histórias saudosas daqueles que nasceram no interiore partiram para viver longe de suas raízes. Uma das apresentações aconteceu ontem, dia 2/7, na comunidade Santa Rita e a outra acontece hoje (3/7), a partir das 18h nas ruas do centro histórico de Paracatu.

Os pequenos também têm vez no festival. O grupo Teatro da Pedra vai encenar a peça “A Fada, a Flor e a Princesa”, levando as crianças para um passeio em um mundo mágico de personagens encantados, com muita música, dança, poesia e histórias. Serão duas apresentações, sendo uma na Escola Municipal Maria Trindade, hoje (3/7) às 14h30 e outra na sexta-feira (5/7), no Largo do Rosário, a partir das 18 h.

Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross ressalta que “apoiar o Festival Cultural faz parte do nosso compromisso com a cultura e a comunidade, já que contribui para fortalecer a identidade cultural e inspirar os talentos locais”, diz. “Ao apoiar a Cultura, também contribuímos para o desenvolvimento da região, impulsionando a geração de trabalho e renda e movimentando a economia da cidade”, conclui.

 

Cozinha Mineira Paracatuense

Em andamento desde o dia 4 de junho, a Cozinha Mineira Paracatuense – concurso gastronômico do Festival -, conta com a participação de 20 restaurantes e bares da cidade. Com o tema ‘Receitas de Família’, os estabelecimentos elaboraram seus pratos a partir de capacitações e consultorias especializadas de um chef de cozinha.

Dividido em duas categorias, o Cozinha Mineira conta com sete restaurantes (Bella Carne, Olegário, Pizzaria Bella Massa, Restaurante Araguaia, Restaurante Caminhoneiro, Restaurante Manjericão e Wave Cozinha Contemporânea), e 13 similares (A Confraria, Adega Coisas de Minas, Alfredo Burguer, Cervejaria Liberté, Hamburgueria do Sheriff, Keroys Coffee, Lanchonete Bem Me Quer, Ponto do Açaí, Saca Rolha Bar, Nativu`s, Santo Café, Trem Bão Pãodequeijaria e Varanda Pub).

Os concorrentes serão avaliados pelo público em geral e por um júri técnico quanto aos melhores pratos e os melhores atendimentos. A premiação total chega a R$ 45 mil. Todos os participantes estarão na Estação Cozinha Mineira Paracatuense, na Praça do Rosário.

Para mais informações acesse o site https://festivalculturaldeparacatu.com.br/ ou o perfil no Instagram https://www.instagram.com/festivalculturaldeparacatu/.

SERVIÇO:

11º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu
Data: 3 a 7 de julho
Local: Largo do Rosário e Avenida Olegário Maciel
Mais informações: https://www.instagram.com/festivalculturaldeparacatu/

 

Nossos canais de relacionamento com a população

Site: www.kinross.com.br

E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/

Telefone: 0800 038 1051

 

Informações para a imprensa:

Marco Paulo Bahia – (31) 99165-4566 | marco.bahia@oficina.ci