Blitze nas UHEs de Caçu e Barra dos Coqueiros promovem conscientização sobre mexilhão dourado no Rio Claro

Você já ouviu falar no mexilhão dourado? Conhece os danos que eles podem provocarem sua embarcação? Essas são algumas das perguntas que as equipes das usinas hidrelétricas (UHEs) de Caçu e Barra dos Coqueiros fizeram para os membros das embarcações que estiverem presentes ou se deslocando para os reservatórios das duas usinas, no Rio Claro, no dia 27 de agosto. A iniciativa consistiu em uma blitz de conscientização sobre a importância de controlar a proliferação dos mexilhões dourados. Além das blitze, a campanha também contou com a veiculação mensagens de conscientização nas rádios locais.

Durante as blitze, os técnicos da Kinross reforçarão com a tripulação a importância em se controlar a proliferação do molusco já que, como espécie invasora, não possui predadores naturais. “O mexilhão dourado é um molusco capaz de se fixar em praticamente qualquer tipo de estrutura debaixo d’água. Ele consegue se adaptar aos mais diversos ambientes e se reproduz muito rapidamente”, explica Alexandre Matos, gerente de Meio Ambiente da Kinross Mineração Brasil, empresa proprietária das duas usinas, desde 2019.

No caso das usinas hidrelétricas, a presença do mexilhão nos reservatórios pode implicar em riscos operacionais, como a obstrução de tubulações, bombas e sistemas de resfriamento. Equipes técnicas realizam, semestralmente, um programa de monitoramento que, a partir de amostras coletadas, verifica a presença ou não dos mexilhões nos reservatórios, sistemas de resfriamento da turbina e de separação da água e óleo. A empresa possui seis estações de monitoramento, três em cada usina.

“Esse trabalho de conscientização é fundamental, porque as embarcações são vetores de transmissão do molusco, caso não seja feita a higienização adequada. No caso das comunidades, a proliferação dos mexilhões pode impactar a tubulação de captação de água, os sistemas de irrigação e bombas, além de interferências nos tanques-peixe, que são comuns na região”, ressalta Matos.

As blitze tiveram a intenção de alcançar o maior número possível de pessoas, já que nos finais de semana é comum o aumento das embarcações nos reservatórios.

Mexilhão dourado – O mexilhão dourado (limnoperna fortunei) é uma espécie de molusco capaz de se fixar em praticamente qualquer tipo de estrutura submersa, com grande capacidade de adaptação ao ambiente local, força reprodutiva e rápida taxa de crescimento.

É um animal originário da Ásia e foi detectado pela primeira vez na América do Sul em 1991, próximo a Buenos Aires, na Argentina. No Brasil, seu primeiro registro ocorreu em 1998, no Rio Grande do Sul. Estudos técnicos indicam que o molusco foi introduzido no país via água de lastro (água do mar ou do rio captada pelo navio para garantir a segurança operacional e sua estabilidade).

Sobre a Kinross

Subsidiária da canadense Kinross Gold Corporation, quinta maior produtora de ouro do mundo, a Kinross Brasil Mineração responde por 22% do ouro produzido no país. Além de mineração, atua nas áreas de pesquisa e desenvolvimento mineral, beneficiamento e comercialização. Opera em mina a céu aberto em Paracatu (MG).

A Kinross Brasil Mineração é comprometida com os mais altos padrões de ética, responsabilidade socioambiental e governança corporativa na indústria, valorizando a integridade e a transparência em tudo que faz.

A empresa adquiriu em 2019 as usinas hidrelétricas de Caçu e de Barra dos Coqueiros, que possuem capacidade de geração de energia de 65 MW e 90 MW, respectivamente. A energia é para atender a demanda de sua planta em Paracatu e hoje alimenta 70% do que a empresa necessita. As usinas são interligadas ao Sistema Integrado Nacional, operado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pelo volume de geração e distribuição de energia no país.

A Kinross atende todos os requisitos dos governos e órgãos reguladores quanto ao desempenho socioambiental de suas UHEs. A empresa faz a gestão de suas atividades preservando o meio ambiente, a segurança de seus empregados, terceiros, comunidades próximas às suas operações e a fim de garantir a geração de energia com alta performance.

Para a Kinross Brasil Mineração, seu compromisso com as melhores práticas ESG passa pela visão de contribuir para o desenvolvimento da região onde está inserida e ser reconhecida como referência positiva em mineração no país e no mundo.