Parceria para reabilitação ambiental de áreas mineradas

Convênio terá duração de dois anos e contempla estudos para melhoria dos processos de revegetação, monitoramento e treinamento das equipes de meio ambiente

Um acordo em prol do meio ambiente. No final de 2022, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Kinross firmaram acordo de cooperação técnica para reabilitação ambiental das suas áreas mineradas. Esta parceria prevê, durante dois anos, assistência de especialistas da universidade no desenvolvimento de estudos para melhoria dos processos de revegetação.

Além disso, contemplará o monitoramento dos diferentes processos de recuperação ambiental na região do Morro do Ouro e treinamentos das equipes internas de Meio Ambiente para o uso de novas tecnologias para recuperação ambiental.

Professor Igor Assis

O professor do Departamento de Solos da UFV, Igor Assis, será o coordenador do projeto. Assis tem 43 anos e é natural de Araxá, mas cresceu em Itabira, berço da mineração no Brasil. Os primeiros passos do trabalho na Kinross já serão dados agora em janeiro. “A minha expectativa é muito boa. A empresa valoriza esse trabalho de pesquisa e nos dá muito apoio”, revela o professor que já atuou em Paracatu quando ainda era estudante, no início dos anos 2000.

Segundo o diretor de Sustentabilidade e Licenciamento da Kinross, Alessandro Nepomuceno, a empresa retoma parceria com a UFV depois de dez anos: entre 1993 e 2012, realizou projetos de melhoria de gestão da recuperação das áreas mineradas. “Os estudos realizados pela UFV foram base para a construção dos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas, que precisam ser revistos periodicamente, conforme estabelecido em lei”, explica.

Nossos canais de relacionamento com a população
Site: www.kinross.com.br
E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone: 0800 038 1051