16 mil motivos pra deixar o nosso planeta melhor!

Espécies nativas, frutíferas e ornamentais doadas em 2022 têm potencial de incorporar 120 toneladas anuais de Carbono em 40 anos

Você sabia que cada árvore pode contribuir, em média, com a fixação de 7,5 quilos de carbono ao ano (INPE, 2009)? Nesse contexto, as 16 mil mudas doadas no Programa de Doação de Mudas da Kinross, em 2022, favorecem a incorporação de 120 toneladas de carbono ao ano, levando em consideração um horizonte de 40 anos – quando a floresta estiver adulta.

Segundo Alessandro Nepomuceno, diretor de Sustentabilidade e Licenciamento, “O plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas para combater o aquecimento global. A exclusão de CO2 acontece quando as plantas retiram o carbono da atmosfera para realizar a fotossíntese, processo natural de sobrevivência dos organismos. Assim, o CO2 fica retido, diminuindo a quantidade de Gases de Efeito Estufa em suspensão”, explica. Em resumo, as árvores promovem sombreamento, contribuem para regular temperatura e umidade do nosso planeta.

Na Kinross, os empregados(as) que acompanham as doações apontam que existe uma preferência pelas espécies frutíferas, pois as pessoas desejam plantá-las no quintal de suas casas. Entre as espécies de frutas mais cultivadas no viveiro da empresa estão mangueira, amoreira, goiabeira e pés de tamarindo, uva e maracujá. Já as principais espécies nativas são os ipês roxo, rosa, branco e verde, jatobá, aroeira, Gonçalo e baru. Já entre as espécies ornamentais mais comuns estão pingo de ouro, roseira, hibisco, alamanda, orelha-de-macaco e jasmim. Independente da escolha, o importante é contribuir com o nosso meio ambiente!

Em 2022 também foram doadas 600 mudas de espécies nativas, como ipês, para o reflorestamento do parque localizado às margens do córrego do Sabão, situado no Povoado do Cunha, que foi revitalizado recentemente.

E este ano tem mais, pois o Programa de Doação de Mudas continua para as comunidades em Paracatu.

Referências: Relatório técnico – estimativa emissões – INPE, 2009

Nossos canais de relacionamento com a população
Site: www.kinross.com.br
E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone: 0800 038 1051