Você sabia que já pode consultar em tempo real as condições das barragens na sua região?

Basta baixar o Prox, aplicativo gratuito que traz informações atualizadas com objetivo de dar mais segurança à população

A partir de agora, com o seu próprio celular, você pode obter dados sobre as condições das barragens, desde o porte das estruturas, nível de emergência, área atingida em caso de rompimentos, volume de rejeitos e condições atualizadas do reservatório. É possível aindaconsultar quais são as rotas de fuga e os principais contatos de emergência das mineradoras e dos órgãos públicos. Para isso, é preciso instalar gratuitamente o aplicativo chamado Prox e permitir o acesso à sua localização. Ao se cadastrar, o usuário autoriza o recebimento de alertas enviados pelos órgãos de defesa civil.

O Prox possibilita uma comunicação direta entre a população e os órgãos de proteção e defesa civil. O aplicativo é alimentado com dados oficiais das empresas pelo Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG) e Defesa Civil dos municípios, fornecendo informações seguras e preventivas. “Ele traz mais transparência sobre a segurança das atividades minerárias, contribui para ações preventivas e redução de danos em caso de acidentes”, explica o superintendente de Segurança Pública de Paracatu, Wilian Amorim, responsável pelo aplicativo na cidade. O Prox, acrescenta Amorim, será usado nos simulados dos planos de emergência.

A população também está otimista com a agilidade ao acesso às informações. “Todos vão poder monitorar mais facilmente as operações e, por estarmos em uma zona de autossalvamento,teremos mais tranquilidade”, afirma a presidente da Associação dos Moradores da Região de Santa Rita, Priscila Sena Alves.

Nessa temporada de chuvas, por exemplo, o Prox é bem útil, porque além de dados sobre a situação das barragens, traz outras informações relacionadas à segurança, como alertas de enchentes e deslizamentos de terra. Em outras épocas, você pode ficar sabendo ainda sobre incêndios florestais e mudanças climáticas.

O aplicativo foi criado por meio de parceria entre a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e conta com a participação de 11 mineradoras, entre elas a Kinross. No total, são 536 reservatórios da mineração cadastrados, além das usinas hidrelétricas e barramentos da Cemig. O diretor de operações da Kinross Brasil Mineração, Rodrigo Gomides, explica que ao aderir como parceira à ferramenta, a empresa demonstra o seu comprometimento com a comunicação e comas pessoas, em prol de uma mineração responsável.

Baixe agora mesmo o aplicativo e se conecte a uma rede de proteção e segurança!

Nossos canais de relacionamento com a população
Site:www.kinross.com.br
E-mail:http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone: 0800 038 1051

Informações para a imprensa:
Lara Dornas – (31) 99606-2149 – lara.dornas@oficina.ci