Projetos sociais com idosos promovem inclusão, convivência e interação em Paracatu

Iniciativas vão desde oficina de bonecas, culinária, artesanato, contação de histórias, até a criação de espaços lúdicos e instalação de equipamentos

No dia 1º de outubro foi comemorado o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), reconhecem que o desenvolvimento só será possível se for inclusivo para todas as idades. Paracatu também faz parte dessa jornada pela igualdade e respeito aos idosos.

Um exemplo desse compromisso é o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Fundo Municipal do Idoso de Paracatu (FUMIP), em parceria com a Kinross, por meio das leis de incentivo. Desde que o Fundo foi criado, em 2019, a empresa já destinou mais de 2,7 milhões de reais para ações voltadas à proteção e promoção de direitos da pessoa idosa.

Em 2022, cinco instituições executam projetos por meio dos recursos do fundo: associações do Alto da Colina, São Domingos e Santo Antônio, Lar dos Idosos, Associação Esther Siqueira Tillmann e Fundação Conscienciarte, beneficiando cerca de 150 idosos em Paracatu.

As associações de São Domingos e da Lagoa de Santo Antônio, por exemplo, estão desenvolvendo os projetos Vida Ativa e o Bem Viver, respectivamente, que contam com aulas de ginástica e dança, oficina de culinária, artesanato e contação de histórias, entre outras ações. Na mesma linha, o Vida em Movimento, promovido pela associação do Alto da Colina, agrega atividades socioeducativas como a inclusão digital e atividades de terapia ocupacional.

“Estou gostando muito de participar da oficina de Resgate de Memórias. Gosto porque está sendo feito um livro sobre a história da Lagoa, onde eu vivo. E estou tento a oportunidade de passar um pouco dessa história para os mais novos, que ainda não a conhecem”, conta a senhora Benedita Gonçalves da Silva, a respeito da iniciativa do projeto Bem Viver, da Associação dos moradores da Lagoa de Santo Antônio. Já para senhora Veranilda Gonçalves da Silva Peres, que também mora na Lagoa e é beneficiária do mesmo projeto, ela afirma que está adorando e consegue tirar bom proveito das oficinas de culinária.

O Lar dos Idosos, também beneficiado pelo FUMIP, realiza o projeto Acolhendo a terceira idade com qualidade, que prevê a reforma do espaço e a ampliação da capacidade de atendimento. Já a iniciativa Interagir e conviver na melhor idade: os cuidados nossos de cada dia inclui a instalação de equipamentos, salas administrativas e espaço lúdico. Segundo a entidade, vem aumentando o número de pessoas atendidas, o que demanda uma infraestrutura adequada que atenda às exigências da Vigilância Sanitária.

Oficinas para criação de bonecas de pano são o foco do projeto Orobó, desenvolvido pela Associação Esther Siqueira Tillmann. Para a coordenadora de projetos da entidade, Angélica Souto, o idoso, de forma geral, conta com pouco espaço de fala e de convivência. “Nossas oficinas proporcionam isso. Enquanto as idosas fazem as bonecas, elas conversam e interagem. Com a tecelagem manual e o tear de pente não é diferente. Ao fiar e tecer tapetes e almofadas, os idosos também contam suas histórias e resgatam suas memórias”, destaca. Para a coordenadora, as atividades fazem com que eles também se sintam mais produtivos.

Nossos canais de relacionamento com a população
Site:www.kinross.com.br
E-mail:http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone: 0800 038 1051

Informações para a imprensa:
Bruno Mafra – (31) 99108-558 – bruno.mafra@oficina.ci
Lara Dornas – (31) 99606-2149 – lara.dornas@oficina.ci