Programa certifica 28 mulheres para atuarem como operadoras de equipamentos móveis

Processo de habilitação na categoria D será totalmente custeado pelo projeto

Na sexta-feira, 1 de dezembro, aconteceu a última aula do Programa de Qualificação – Operadoras de Equipamentos Móveis, momento em que as 28 alunas participantes receberam a notícia de que foram aprovadas na iniciativa e devem receber as suas carteiras de habilitação na categoria D em breve. O projeto, afirmativo para mulheres e voltado para as comunidades de Paracatu (MG), é uma parceria entre a Kinross e o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), organização que oferece desenvolvimento profissional aos trabalhadores do transporte.

Após uma triagem que contou com mais de 970 candidatas, as aulas para as 28 selecionadas tiveram início em outubro e as alunas contaram com 128 horas de conteúdo teórico até serem certificadas. As aprovadas, que já possuíam carteira de habilitação na categoria B, contarão com o processo deatualização de suas CNHs para a categoria D custeada pelo programa, que habilitará as condutoras a operarem veículos de carga e de passageiros com mais de oito lugares. Esta etapa de atualização das CNHS deve durar em torno de 2 meses e ao final, as aprovadas ainda contarão com uma cerimônia de formatura para marcar esta grande conquista em suas carreiras.

Em um segmento historicamente masculino, a Kinross se posiciona como uma organização que busca ampliar o espaço do público feminino na mineração. As mulheres certificadas pelo programa têm a possibilidade de serem admitidas pela companhia para atuarem na planta da mineradora em Paracatu.

“No início de 2023, abrimos 15 vagas afirmativas para mulheres Operadoras de Equipamentos Fora de Estrada e notamos que muitas não foram adiante por não terem a habilitação com a categoria D. Neste ponto, enxergamos a oportunidade de criar este ciclo do Programa de Qualificação – Operadoras de Equipamentos Móveis e já tivemos grandes resultados. Queremos tornar o projeto anual, para que mais mulheres possam se qualificar, trilhar novos rumos em suas carreiras e conquistar mais espaço nosegmento”, afirma Eduardo Magalhães, diretor de RH, TI e Suprimentos da Kinross.

A busca pela inserção feminina no setor mineral é cada dia maior. A Kinross é uma das empresas participantes do WIM (Women in Mining, em português Mulheres na Mineração), movimento que tem como objetivo a ampliação e o fortalecimento da participação das mulheres na mineração no Brasil.

 

 

Nossos canais de relacionamento com a população
Site: www.kinross.com.br
E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone WhatsApp: 0800 038 1051

Informações para a imprensa: 

Marco Paulo Bahia – (31) 99165-4566 (marco.bahia@oficina.ci)