Memórias das Comunidades Quilombolas” retrata a história de cinco comunidades de Paracatu

Exposição, realizada pelo Museu da Pessoa em parceria com a Kinross, será inaugurada dia 18 de novembro na Faop.

Com o intuito de retratar as histórias de vida de quilombolas de Paracatu, especificamente das comunidades de Amaros, Cercado, Machadinho, Pontal e São Domingo, o Museu da Pessoa desenvolveu o Projeto “Memórias das Comunidades Quilombolas de Paracatu”. A iniciativa conta com o patrocínio incentivado da Kinross, e é realizada com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Os resultados do trabalho, baseado nas metodologias de pesquisa do Museu da Pessoa, poderão ser conferidos a partir de 18 de novembro, às 14 horas, na FAOP Paracatu (Rua Temístocles Rocha, 125). Além do lançamento da exposição, o evento de lançamento contará com cerimonial, entrega de certificados e distribuição de livros do projeto.

As atividades do projeto envolveram uma formação das comunidades quilombolas de Paracatu voltada para a construção de um projeto de memória por meio do registro audiovisual de 20 histórias de vida de pessoas das suas próprias comunidades. Como resultado desse trabalho, foram editados 20 vídeos curtos dessas histórias, uma exposição e um livreto educativo destinado às escolas da região para que os educadores possam desenvolver atividades pedagógicas com seus alunos em sala de aula.

“Paracatu é uma cidade conhecida pela sua agricultura, sua pecuária e a sua mineração, mas com uma característica rara e valiosa, ela possui comunidades de remanescentes de quilombolas que, em graus diferentes, mantêm laços de união, memórias e tradições. Buscamos realizar o registro dessas histórias de vida para que elas se tornem verdadeiros patrimônios da humanidade”, conta Eduardo Valente, gestor de relacionamento com parceiros do Museu da Pessoa.

Para Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social, “O município de Paracatu tem uma cultura muito rica e, entre tantas peculiaridades, a história local é   marcada, de forma especial, pela existência de comunidades quilombolas tradicionais. Os quilombos de Paracatu estão entre os mais importantes de Minas Gerais. É fundamental contribuir para resgatar essas memórias e disseminar as história e costumes dessas comunidades. Essa é a intenção desse projeto. A memória coletiva tem uma importante função de contribuirpara o sentimento de pertinência desse grupo. Trata-se de memórias comuns, que garantem o sentimento de identidade de toda uma comunidade”.

A produção desta exposição foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, no contexto do Plano Anual de Atividades do Museu da Pessoa (PRONAC 20.4741), por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com patrocínio da Kinross e realização do Museu da Pessoa.

 

Serviço
Lançamento da exposição “Memórias das Comunidades Quilombolas de Paracatu”

Data: 18 de novembro de 2022
Horário: 14h
Local: FAOP Paracatu (Rua Temístocles Rocha, 125).

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org) é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos. O projeto educativo já alcançou 1455 escolas públicas, impactando mais de 56 mil alunos em 69 municípios do Brasil. O Museu possui 96 livros publicados com mais de 76 mil exemplares distribuídos. Sua sustentabilidade financeira é mantida através do planejamento e produção de mais de 300 projetos de memória desenvolvidos para instituições e empresas.

Mais informações:

– Museu da Pessoa
Anna Bella Bernardes – (11) 95849-1647 (anna.bernardes@museudapessoa.org)

Informações para a imprensa:
Lara Dornas – (31) 99606-2149 – lara.dornas@oficina.ci
Taciana Giesel – (61) 99506-4540 – imprensatgc@gmail.com

Nossos canais de relacionamento com a população
Site:www.kinross.com.br
E-mail:http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone: 0800 038 1051