Kinross apoia regularização fundiária em Paracatu
A Kinross, a Prefeitura Municipal de Paracatu e as associações de bairro firmaram nesta quarta-feira, 01 de julho, às 18h, na quadra do Bairro Bela Vista, parceria para implantação do Programa de Regularização Fundiária, prevendo o repasse de R$ 750.000,00 para legalização fundiária dos bairros próximos à empresa e declarados de interesse social: Bela Vista II, Alto da Colina, Amoreiras II e Esplanada. Serão aproximadamente 1.500 propriedades beneficiadas com o programa.
A parceria foi realizada de acordo com os princípios globais de responsabilidade corporativa que norteiam a atuação da Kinross junto aos seus públicos de relacionamento. Todas as atividades da empresa são realizadas de acordo com os padrões e práticas de proteção e promoção dos direitos humanos, respeitando as perspectivas históricas e culturais das localidades em que atua.
“A regularização fundiária é o reconhecimento do direito à moradia e a legitimação da posse da propriedade, garantindo segurança jurídica aos moradores”, afirma o vice-presidente da Kinross Brasil Mineração e gerente-geral em Paracatu, Gilberto Azevedo. Ele afirma que a empresa se sente orgulhosa de poder apoiar o programa, que irá beneficiar aproximadamente 1.500 propriedades.
O projeto tem como objetivo atender, prioritariamente, a população de baixa renda, ou seja, aqueles que possuam renda familiar mensal abaixo de cinco salários mínimos e não sejam proprietários de outros imóveis, em consonância com a Lei Complementar nº 83, de 29 de dezembro de 2011, sem ônus para os posseiros. A regularização fundiária de interesse social destina-se apenas aos imóveis residenciais.
A responsabilidade socioambiental é um dos pilares da atuação da Kinross. A empresa está comprometida com os mais altos padrões de ética e governança corporativa na indústria, valorizando a integridade e a transparência em tudo que faz. Assim, é uma diretriz da Kinross estar ao lado da comunidade, bem como voltar seus esforços para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.
Este compromisso é traduzido em atitudes e projetos voltados para o diálogo, o apoio a iniciativas da comunidade, à capacitação profissional, a geração de renda e desenvolvimento, a preservação e educação ambiental.