News

Notícias

Milhares de motivos para deixar o nosso planeta melhor!

Espécies nativas, frutíferas e ornamentais doadas em 2023 tem potencial de incorporar
106 toneladas anuais de Carbono em 40 anos

Sabia que cada árvore tem a capacidade média de fixar cerca de 7,5 quilos de carbono por ano? Dentro desse cenário, as 14.100 mudas distribuídas pelo Programa de Doação de Mudas da Kinross em 2023 irão favorecer a incorporação de 106 toneladas de carbono por ano, considerando um horizonte de 40 anos, quando as árvores atingirem a fase adulta.

Alessandro Nepomuceno, diretor de Sustentabilidade e Licenciamento, ressalta que o plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas para combater as mudanças climáticas. “A absorção de Carbono ocorre quando as plantas retiram o CO2 da atmosfera, durante a fotossíntese, um processo vital para a sobrevivência dos organismos. Dessa forma, a presença de Gases de Efeito Estufa na atmosfera é reduzida”.

As árvores proporcionam sombreamento, contribuem para regular a temperatura e a umidade do planeta. Na Kinross, os colaboradores envolvidos nas doações destacam a preferência por espécies frutíferas, ótimas para o plantio nos quintais das casas. No viveiro da empresa, destacam-se espécies como mangueira, amoreira, goiabeira, tamarindo, pitanga, acerola e cajá. As principais espécies nativas incluem ipês roxo, rosa, branco e verde, jatobá, aroeira, gonçalo alves e baru, enquanto as ornamentais mais comuns são pingo de ouro, roseira, hibisco, ipê-mirim, alamanda e jasmim. Independentemente da escolha, o importante é contribuir para o nosso meio ambiente!

Referências:Relatório técnico – estimativa emissões – INPE, 2009

 

 

Nossos canais de relacionamento com a população
Site: www.kinross.com.br
E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone WhatsApp: 0800 038 1051

Informações para a imprensa: 

Marco Paulo Bahia – (31) 99165-4566 (marco.bahia@oficina.ci)

Projeto leva futebol de campo para jovens de Caçu e Cachoeira Alta

200 vagas são ofertadas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

Os jovens das cidades de Caçu e Cachoeira Alta, em Goiás, podem contar, mais uma vez com aulas gratuitas de futebol de campo. O Projeto Mais Esporte, realizado pela ONG Ajudôu e patrocinado pela Kinross (empresa responsável pela administração das usinas hidrelétricas nas duas cidades) via Lei de Incentivo ao Esporte, está com 200 vagas para que crianças e adolescentes de 6 a 17 anos possam participar das aulas e desenvolver aspectos físicos e motores, além de habilidades de socialização e trabalho em equipe.

As atividades ocorrem duas vezes por semana e os alunos recebem o material esportivo completo, contendo camisa, calção, meias, chuteiras e garrafa de água. As aulas já tiveram início e as inscrições vão até 15 de dezembro. Em Caçu, são ofertadas 100 vagas para as aulas, que acontecem segunda e quarta no Estádio Municipal Weberson Oliveira do Carmo, no bairro Arco Íris II. Em Cachoeira Alta também são ofertadas 100 vagas e as aulas ocorrem às quartas e sextas no campo de futebol na rua Iranildes Leite, sem número.

Para Everton Alves, Coordenador de Projetos Esportivos do Ajudôu, a prática do futebol vai além do aprendizado de pontos técnicos e táticos.São trabalhados também questões humanas e sociais, que contribuem para a valorização do relacionamento com os colegas, professores e familiares. “Nós do Ajudôu estamos muitos felizes com retorno das atividades de futebol de campo nos núcleos de Caçu e Cachoeira Alta, com o patrocínio da Kinross. O ciclo 2022/2023 foi um sucesso e a expectativa é que isso se repita neste novo ciclo. Os alunos e familiares estavam ansiosos para o retorno das atividades e agora podem retomar a prática esportiva orientada por profissionais qualificados”, afirma Everton.

“Entendemos que contribuir para o esporte é, para muito além da atividade física, uma iniciativa que colabora diretamente para o desenvolvimento social dos jovens e da comunidade. Por isso, buscamos sempre apoiar projetos que promovam educação, cidadania, e qualidade de vida”, complementa Ana Cunha, Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross.

 

 

Nossos canais de relacionamento com a população
Site: www.kinross.com.br
E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone WhatsApp: 0800 038 1051

Informações para a imprensa: 

Marco Paulo Bahia – (31) 99165-4566 (marco.bahia@oficina.ci)

Notícias

Programa certifica mulheres e meninas para atuarem com atividades audiovisuais

Por meio de ações culturais e da formação para geração de renda, projeto ofereceu mais autonomia ao público feminino

 

Aconteceu na terça-feira, dia 12 de dezembro, a cerimônia de certificação das alunas participantes do Programa Empodera de Igualdade de Gênero, que teve início em 18 de setembro na cidade de Paracatu (MG). A iniciativa, que promoveu ações gratuitas com vistas ao empoderamento de mulheres e meninas a partir de atividades culturais diversas, foi viabilizada pela Kinross via Lei de Incentivo à Cultura e contou com o apoio da Secretaria de Cidadania e Habitação da Prefeitura de Paracatu, da Secretaria da Mulher do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura do Governo Federal. A criação é do Instituto Incluir, organização socialvoltada à promoção da inclusão, igualdade e diversidade.

 

Com três turmas de 30 alunas cada em Paracatu, o Empodera ofereceu um ciclo de formação presencial na áreaaudiovisual. Como exercícios do aprendizado, as participantes fizeram a produção musical de uma seleção de videoclipes distribuída online, um espetáculo de música, a produção de um livro e uma exposição fotográfica. A partir de videoaulas produzidas pela equipe do Incluir, composta por mulheres como roteiristas e apresentadoras, o programa ensinou meninas e mulheres de baixa renda a tirar proveito do telefone celular para complementar sua renda, com produção e edição devídeos.

“O IBGE registra mais de11milhões de mães solo no Brasil. Grande parte das famílias é chefiada por mulheres, maioria no país, e há evidente carência de formação e entrada no mercado de trabalho. Vemos, ainda, a potência de expressão feminina nas artes brasileiras, ainda que com uma carência de espaços de visibilidade. A soma destes fatores nos levou a criar o Empodera, que contempla ainda, a exemplo de outros projetos do instituto, uma assistência multidisciplinar às beneficiárias (social e psicológica), muitas delas em situação de vulnerabilidade”,diz a fundadora e presidente do Incluir,Carina Alves.

Para Ana Cunha, Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, o empoderamento feminino é tema de grande importância. “Somos parte da comunidade e é nosso dever promover ações que impactem positivamente a população local. Empoderar e oferecer oportunidade de renda para mulheres e meninas é parte do compromisso da Kinross com a cidade de Paracatu”, afirma Ana Cunha.

 

Nossos canais de relacionamento com a população
Site: www.kinross.com.br
E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone WhatsApp: 0800 038 1051

Informações para a imprensa: 

Marco Paulo Bahia – (31) 99165-4566 (marco.bahia@oficina.ci)

Notícias

Jovens de Paracatu recebem aulas gratuitas de judô

440 vagas são ofertadas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

 

Os jovens de Paracatu podem contar, mais uma vez, com aulas gratuitas de judô. É que dois projetos, já conhecidos na cidade, abriram as inscrições para mais um ano de muito esporte. A iniciativa é das associações Ajudôu e Instituto Trilhar, que contam com o apoio da Kinross por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Os projetos desenvolvidos pelas duas associações são o “Ceder Para Vencer 2” e “Escola de Lutas III” que, juntos, oferecem cerca de 440 vagas para a prática de judô. Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos podemse inscrever nas aulas e aprender técnicas de luta e de respeito ao adversário. Além disso, a prática esportiva contribui para o desenvolvimento de valores como cidadania, responsabilidade e relacionamento interpessoal.

A ONG Ajudôu, que conduz o “Ceder Para Vencer 2”, está disponibilizando 300 vagas para estudantes matriculados na rede pública de ensino. As aulas começam no dia 4 de dezembro, ocorrendo 2 vezes na semana, pelo período de 1 ano. Os alunos matriculados receberão uniformes completos e terão acesso a todos os materiais necessários para a prática da atividade. As inscrições vão até o dia 15 de dezembro, podendo ser prolongadas em caso de necessidade.

Para Dalton Pinheiro, Coordenador de Projetos Esportivos do Ajudôu, esta é uma oportunidade de desenvolver os estudantes não apenas nas questões técnicas e motoras, mas também na valorização do esporte, dos colegas e dos professores. “Este é o terceiro ciclo do projeto Ceder Para Vencer 2 em Paracatu e a expectativa é a melhor possível, uma vez que contamos com todo apoio necessário da Kinross e as comunidades atendidas têm participado de forma ativa durante toda a execução”, afirma Dalton.

Outro projeto de judô é o Escola de Lutas III, conduzido pelo Instituto Trilhar e que oferece a oportunidade para 140 jovens da cidade. As aulas também são gratuitas, com duração anual e ocorrem 2 vezes na semana. Estudantes dos bairros Alto da Colina, Bela Vista, São Domingos e Novo Horizonte podem se inscrever e participar das aulas nas sedes das associações comunitárias locais.As turmas tiveram início em agosto deste ano e os estudantes podem se inscrever até o final do ciclo, em agosto de 2024.

Em 2023, os alunos apoiados pelo Instituto Trilhar foram campeões no Circuito Municipal de Judô, campeonato realizado pela Secretaria Municipal de Paracatu, o que ressalta a qualidade do ensino e a importância do incentivo esportivo. “Utilizamos a mesma metodologia aplicada pela Confederação Brasileira de Judô, de forma que os alunos possam desenvolver todas as técnicas físicas e comportamentais exigidas pelo esporte, incluindo disciplina e respeito. É muito gratificante contar com o patrocínio da Kinross e poder levar mais cultura e esporte para Paracatu”, complementa Erica Moraes, Presidente do Instituto Trilhar

Serviço
Projeto Ceder Para Vencer 2 – Ajudôu

 

Local

Contato

Escola Estadual Temístocles Rocha – Av. Olegário Maciel, n° 1136, Centro, Paracatu (MG)

Professora Meirielle Vital: (38) 99807-5137

Escola Estadual Delano Brochado Adjuto – Rua Júlio J. Oliveira, n° 375, Paracatuzinho, Paracatu (MG)

Professor Matheus Barros: (38) 99846-4958

Escola Municipal Professora Maria Trindade Rodrigues – Povoado Lagoa de Santo Antônio, Paracatu (MG)

Praça Santo Eduardo – Rua Tiradentes, s/n°, Bairro Santo Eduardo, Paracatu (MG)

Escola Estadual Antonio Carlos – Praça Governador Magalhães, n° 59, Centro, Paracatu (MG)

Professor Paulo Arthur: (38) 99737-8941

Associação Comunitária Dos Moradores Do Bairro Amoreiras II – Rua Cristal, s/n°, Amoreiras II, Paracatu (MG)

 

Site do Ajudôu
Site do Instituto Trilhar

 

 

 

Nossos canais de relacionamento com a população
Site: www.kinross.com.br
E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone WhatsApp: 0800 038 1051

Informações para a imprensa: 

Marco Paulo Bahia – (31) 99165-4566 (marco.bahia@oficina.ci)

Programa certifica 28 mulheres para atuarem como operadoras de equipamentos móveis

Processo de habilitação na categoria D será totalmente custeado pelo projeto

Na sexta-feira, 1 de dezembro, aconteceu a última aula do Programa de Qualificação – Operadoras de Equipamentos Móveis, momento em que as 28 alunas participantes receberam a notícia de que foram aprovadas na iniciativa e devem receber as suas carteiras de habilitação na categoria D em breve. O projeto, afirmativo para mulheres e voltado para as comunidades de Paracatu (MG), é uma parceria entre a Kinross e o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), organização que oferece desenvolvimento profissional aos trabalhadores do transporte.

Após uma triagem que contou com mais de 970 candidatas, as aulas para as 28 selecionadas tiveram início em outubro e as alunas contaram com 128 horas de conteúdo teórico até serem certificadas. As aprovadas, que já possuíam carteira de habilitação na categoria B, contarão com o processo deatualização de suas CNHs para a categoria D custeada pelo programa, que habilitará as condutoras a operarem veículos de carga e de passageiros com mais de oito lugares. Esta etapa de atualização das CNHS deve durar em torno de 2 meses e ao final, as aprovadas ainda contarão com uma cerimônia de formatura para marcar esta grande conquista em suas carreiras.

Em um segmento historicamente masculino, a Kinross se posiciona como uma organização que busca ampliar o espaço do público feminino na mineração. As mulheres certificadas pelo programa têm a possibilidade de serem admitidas pela companhia para atuarem na planta da mineradora em Paracatu.

“No início de 2023, abrimos 15 vagas afirmativas para mulheres Operadoras de Equipamentos Fora de Estrada e notamos que muitas não foram adiante por não terem a habilitação com a categoria D. Neste ponto, enxergamos a oportunidade de criar este ciclo do Programa de Qualificação – Operadoras de Equipamentos Móveis e já tivemos grandes resultados. Queremos tornar o projeto anual, para que mais mulheres possam se qualificar, trilhar novos rumos em suas carreiras e conquistar mais espaço nosegmento”, afirma Eduardo Magalhães, diretor de RH, TI e Suprimentos da Kinross.

A busca pela inserção feminina no setor mineral é cada dia maior. A Kinross é uma das empresas participantes do WIM (Women in Mining, em português Mulheres na Mineração), movimento que tem como objetivo a ampliação e o fortalecimento da participação das mulheres na mineração no Brasil.

 

 

Nossos canais de relacionamento com a população
Site: www.kinross.com.br
E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone WhatsApp: 0800 038 1051

Informações para a imprensa: 

Marco Paulo Bahia – (31) 99165-4566 (marco.bahia@oficina.ci)

Quem ama, cuida e adota!

2º Evento de Adoção de Animais de Estimação acontece sábado na Feira dos Produtores

Vem aí mais uma ótima oportunidade para você encher a sua casa de alegria! É que vai acontecerno próximo sábado, dia 25 de novembro, a segunda edição do Evento de Adoção de Animais de Estimação. O encontro será no estacionamento da Feira dos Produtores das 7h às 13 h.Diversos cães estarão lá esperandoa chance de terem um lar. A iniciativa é da Kinross e tem o apoio da R&S Vet e da Prefeitura Municipal de Paracatu.

Todos os animais disponíveis para adoção se encontram vermifugados, vacinados e microchipados. O microchip é o RG do animal, o que facilita a sua identificação, caso ele fuja, se perca ou seja abandonado.O microchip é implantado no animal, com o uso de uma agulha, debaixo da pele, normalmente próximo ao pescoço. Com um equipamento específico, similar às leitoras de etiquetas de supermercados, é possível ter acesso às informações armazenadas nele.

Estudos mostram que ter um animal de estimação contribui para reduzir o estresse, ansiedade e até mesmo melhorar a saúde física, pois a interação com eles libera hormônios que promovem o bem-estar. Ao mesmo tempo, ao adotar um animal em vez de comprar, você vai contribuir para a redução do número de animais abandonados e ajudar a combater o problema do abandono e do sofrimento animal.

Mas a adoção também envolve responsabilidade e compromisso e, por isso, a decisão deve ser cuidadosamente avaliada. Animais precisam de tempo, amor, atenção e cuidados veterinários regulares.

Daniela Gardinié integrante da Associação de Proteção aos Animais de Paracatu (APAP), entidade pioneira na causa animal em Paracatu. Daniela sabe muito bem o quanto ter um animal é bom. Tem 18 cachorros em casa, provenientes de resgate e de lar temporário, que viraram definitivo. “Os eventos de adoção são muito importantes para a causa animal. Nosso papel é esse, retirá-los da rua, tratá-los e colocá-los para encontrar uma família definitiva”.

Ao mesmo tempo, Danielaavisa que a adoção é também um ato de responsabilidade. “É uma vida e requer cuidados. Não é simplesmente adotar, dar uma casa, ração e água. A pessoa tem que disponibilizar amor, atenção e cuidados. É uma vida criada por Deus como todos nós”, diz. A retribuição é garantida. “É impressionante o amor e a gratidão que eles têm por nós! É muito bom! Eles nos devolvem muito mais do que a gente dá para eles!”, conta.

Fique ligado!

Evento de Adoção de Animais de Estimação
Dia 25/11 (sábado), das 7h às 13h
Estacionamento da Feira dos Produtores de Paracatu –Rua Padre Manoel, 345

 

 

Nossos canais de relacionamento com a população
Site: www.kinross.com.br
E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone WhatsApp: 0800 038 1051

Informações para a imprensa: 

Marco Paulo Bahia – (31) 99165-4566 (marco.bahia@oficina.ci)

Notícias

Defesa Civil e Kinross realizam simulado de emergência de barragens

Exercício envolve as comunidades Lagoa Santo Antônio, Cunha, Santa Rita e Machadinho

Com objetivo de treinar os moradores sobre como proceder em situações de emergência, a Defesa Civil e a Kinross realizam, no dia 23 de novembro, o simulado de barragens. O exercício acontece às 10 horas nas comunidades Lagoa Santo Antônio, Cunha, Santa Rita e Machadinho e contará com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e outras instituições.

“Todas as comunidades envolvidas participaram de reuniões preparatórias e receberam as instruções e informações necessárias ao treinamento. Nosso objetivo é reforçar a Cultura da Prevenção e o cuidado com as pessoas. Por isso, a participação de todos e todas é fundamental”, enfatiza a diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social, Ana Cunha.

As barragens da Kinross são seguras e acompanhadas 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo Centro de Monitoramento Geotécnico. O simulado, executado anualmente, tem caráter preventivo e é fundamental para avaliar o desempenho do Plano de Ação de Emergência em Barragens (PAEBM) junto às comunidades, principalmente aquelas vizinhas às barragens de Santo Antônio e Eustáquio.

Entre outros pontos, o exercício é importante para a avaliação de aspectos como a eficácia do sistema sonoro de alerta, o conhecimento dos participantes das rotas de fuga, o tempo de deslocamento das pessoas até os pontos de encontro e a efetividade das placas de sinalização. Durante as simulações, as sirenes fixas localizadas em pontos específicos serão ativadas, e os moradores, assim como aqueles que estiverem transitando nos locais, serão convidados a dirigir-se aos pontos de encontro nas localidades. Após o simulado, uma comissão avalia os resultados e propõe melhorias, quando necessárias.

Wilian Batista de Amorim é superintendente de Segurança Pública e Defesa Social e é o responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). Para ele, o treinamento é uma oportunidade para avaliar as equipes envolvidas, a participação da população da zona de autossalvamento, as Rotas de Fuga e o acionamento das sirenes de emergência, entre outros. “A realização do exercício é uma somatória de esforços entre a comunidade, os órgãos de segurança e a empresa”, diz.

Para o subtenente Augusto Cunha, do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Paracatu, o simulado serve para treinar as equipes de segurança, os empregados da mineradora e as pessoas das localidades para uma eventual emergência. Ele reforça o convite para o comparecimento dos moradores.“É de suma importância a participação da população, principalmente as vizinhas às barragens”, afirma Cunha.

 

Nossos canais de relacionamento com a população
Site: www.kinross.com.br
E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone WhatsApp: 0800 038 1051

Informações para a imprensa: 

Marco Paulo Bahia – (31) 99165-4566 (marco.bahia@oficina.ci)

Notícias

Reforma da Escola da Lagoa segue em ritmo acelerado

Aporte adicional vai garantir a construção de um novo refeitório,  cozinha e duas salas de aula

Resultado da parceria entre as Associações Comunitárias da Lagoa de Santo Antônio, Santa Rita e Povoado do Cunha com a Kinross, e apoio da Prefeitura de Paracatu, a reforma da Escola Municipal Maria Trindade está avançando. Além do investimento de R$ 2 milhões, um aporte adicional de R$ 400 mil foi assegurado para a construção de novas instalações para a cozinha, o refeitório e duas salas de aula.

“Educação é o eixo central da nossa plataforma de investimento social. Desenvolvemos uma série de iniciativas pedagógicas junto à comunidade escolar dentro do Programa Integrar, mas também sabemos da importância de uma boa infraestrutura para garantir a aprendizagem. Por isso, somos parceiros dessa iniciativa”, afirma Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross.

As obras tiveram início em agosto. Todos os alunos, cerca de 260 do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamentalforam realocados, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, para a Faculdade Finom. Assim, não houve impacto na continuidade do ano letivo. A previsão é a de que, no início de 2024, todos retornem à nova escola.

“Todos nós sonhamos com um espaço de conforto. “E onde tem conforto, tem qualidade. E isso faz com que os alunos e os profissionais tenham mais prazer em sair de casa e ir para uma escola que tem um aspecto físico bonito, que tem uma estrutura boa, que tem profissionais de excelência de braços e corações abertos e conhecimento para transmitir para os nossos alunos”, comenta Cidinha Meireles, diretora há três anos da Maria Trindade.

Reforma do Hospital

Em outubro, a Kinross assinou com a Prefeitura Municipal a Ordem de Serviço para o início das obras de reforma do Hospital Municipal de Paracatu, uma iniciativa que vai beneficiar a população da cidade e da região. A cerimônia de assinaturacontou com a presença do presidente e gerente geral da Kinross, Gilberto Azevedo, do vice-presidente de Operaçãoe gerente geral adjunto, Rodrigo Gomides, além doprefeito Igor Santos e autoridades municipais. O valor do investimento da Kinross é de R$ 10 milhões eserão aplicados na melhoria das instalações hidrossanitárias, elétricas, pintura e na ampliação do pronto-socorro e da UTI.

Investimentos diretos de R$ 14 milhões

Em 2023, a Kinross investirá diretamente cerca de R$ 14 milhões na melhoria da qualidade de vida da população de Paracatu. Além da reforma da Escola da Lagoa e do Hospital Municipal, a empresa entregou, em junho, a reforma da Escola Municipal Gidalte Maria dos Santos, no bairro Alto da Colina.

A empresa também destinou mais de R$ 10,2 milhões em investimentos vias Leis de Incentivo Fiscal para projetos de cultura, educação, esporte, geração de renda e, protagonismo jovem em execução na cidade. Dentre eles, a Kinross patrocinou a primeira edição da Fliparacatu, a feira literária internacional que movimentou a cidade com benefícios para o turismo, a gastronomia e a economia em geral.

 

Nossos canais de relacionamento com a população
Site: www.kinross.com.br
E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone WhatsApp: 0800 038 1051

Informações para a imprensa: 

Marco Paulo Bahia – (31) 99165-4566 (marco.bahia@oficina.ci)

Notícias

O belo trabalho de preservação da biodiversidade de Paracatu

Ações envolvem parcerias com universidades, comunidades vizinhas e instituições

Um esforço conjunto da iniciativa privada, universidades, instituições locais e estaduais ea comunidade está conseguindo preservar a biodiversidade do Cerrado na região de Paracatu, município no noroeste de Minas Gerais. A articulação desse trabalho está a cargo da Kinross, mineradora de ouro que atua na região. Um dos principais indicadores do sucesso do trabalho é o registro de espécies silvestres típicas da região, algumas até em risco de extinção. Tamanduá, veado, onça-parda, lobo-guará, anta e até o cachorro-vinagre podem ser vistos pelas áreas de responsabilidade da mineradora.

Boa parte do trabalho se dá na recuperação ambiental por meio da adoção de um conjunto de medidas, ferramentas, técnicas e materiais, nas áreas que já foram utilizadas na operação da mineração.

Uma dessas ações são a revegetação, que recuperam o ecossistema para níveis similares ou até melhores que antes da implantação das atividades minerárias.

Outra ação é a chamada nucleação, uma técnica que consiste na deposição de “núcleos” de topsoil, que é a camada superficial do solo retirada de um determinado local para, por exemplo,a abertura de via de acesso ou mesmo de área de mineração. O material retirado é colocado em um local para ser utilizado no momento da recuperação ambiental. Os “núcleos” são montes destetopsoil dispostos em determinada área que se quer recuperar. Entre esses montes, também são realizados o plantio de mudas de espécies nativas com capacidade de melhorar o ambiente, facilitando a ocupação da área por outras espécies. A técnica também contempla a implantação de poleiros para aves bem como a deposição de galhos secos, em uma combinação de elementos que contribuem para a recuperação da área.

 

Tamanduá fêmea, carregando seu filhote, foi registrada pelas câmeras de monitoramento de animais

Com isso, houve a redução da fragmentação do ecossistema e a conexão de áreasantes isoladas. A maior riqueza e diversidade de vegetaçãonestes locaiscontribui para o deslocamento da fauna e da flora entre elas, promovendo o retorno e o desenvolvimento de diferentes espécies e o retorno de animais silvestres.

Aliadas de todos os trabalhos, as ações de fiscalização para prevenção de incêndios e a avaliação de cercas para evitar a presença de espécies invasoras, como os bovinos de propriedades rurais vizinhas, foram fundamentais, já que o gado pode compactar o solo e dificultar o desenvolvimento de espécies vegetais.Em paralelo, o manejo e monitoramento da fauna e da flora realizados pela Kinross em suas áreas de proteção tem contribuído, ao longo dos anos, para a preservação da biodiversidade regional.

Cachorro-vinagre

Em uma das atividades de monitoramento de fauna conduzidas pela Kinross, o cachorro-vinagre foi encontrado na reserva do São Domingos, uma das unidades de preservação da mineradora. A espécie, que está sujeita à extinção, possui grande relevância ecológica. Sendo assim, o registro é mais uma prova da importância da manutenção de áreas de vegetação nativa e dos corredores ecológicos. Além disso, o registro do cachorro-vinagre ressalta a relevância das reservas legais para a conservação da biodiversidade.

Uma família de cachorros-vinagre explorando a reserva de São Domingos. À direita, destaque para as características peculiares do animal

O cachorro-vinagre (Speothos venaticus) é ummamífero pertencente à família dos canídeos. Também é conhecido como raposa-do-mato, cachorro-do-mato-vinagre ou cão-vinagre. Possui tamanho médio, com aparência semelhante à de uma raposa. Tem pelagem espessa e curta, de cor marrom avermelhada ou avermelhada escura (daí o nome “vinagre”). Sua cauda é longa e densamente peluda, suas orelhas são arredondadas e o focinho alongado. É encontrado em algumas regiões da América Central e América do Sul, incluindo partes do Brasil, principalmente na região amazônica, em áreas de floresta tropical. Também pode ser encontrado em alguns outros biomas do país, como o Cerrado e a Mata Atlântica, embora em menor número.

Academia presente

O trabalho de conservação e preservação nas áreas de responsabilidade da Kinross conta com o apoio fundamental dos técnicos da academia. Atualmente, a mineradora possui parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), para desenvolver projetos de pesquisa relacionados, dentre outros objetivos, à melhoria dos processos de revegetação de áreas que progressivamente deixarão de serem utilizadas. Além disso, está sendo realizadoo monitoramento científico de diferentes processos de recuperação ambiental conduzidos na região. Em outra frente, está sendo viabilizada parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o objetivo de realizar um levantamento e o monitoramento das espécies de mamíferos não-voadores de médio e grande porte da região.

O diretor de Sustentabilidade e Licenciamento da Kinross, Alessandro Nepomuceno, comenta sobre o legado que o trabalho vai deixar. “Minerar de forma segura e responsável é valor e diretriz para todas as nossas ações. E isso incluia preservação do meio ambiente”, diz. “O trabalho conjunto e o comprometimento com a preservação do meio ambiente em Paracatu tem impacto direto na qualidade de vida da população do presente e das próximas gerações”, avalia Alessandro.

Participação da comunidade

Com o objetivo de promover a participação da comunidade no processo de recuperação de áreas degradadas, foram criados viveiros florestais para a produção de mudas de espécies nativas. O projeto denominado “Viveiros Comunitários”, iniciado em 2017 na comunidade de Santa Rita, em Paracatu/MG, envolveu a construção de 20 viveiros florestais na região, bem como o fornecimento de todos os materiais e insumos necessário.

Morador da comunidade dá manutenção no viveiro de mudas. À direita, moradores recebem treinamento sobre a coleta de sementes e o plantio das mudas

As mudas produzidas nestes viveiros são utilizadas na recuperação das áreas degradadas e os produtores rurais e associações comunitárias são remuneradas por unidade. O objetivo foi envolver a comunidade no processo, contribuindo para garantir a sustentabilidadedo projeto no longo prazo.

Atualmente, os viveiros produzem cerca de 10.000 mudas por ano. Desde o início do projeto, em 2017, a Kinross já adquiriu 60.000 mudas nativas da região que foram plantadas em áreas de recuperação ambiental e distribuídas para a população. Além disso, o programa gerou cerca de R$ 420.000,00 de renda para os produtores da comunidade Santa Rita.

Proteção de nascentes

Desenvolver a consciência coletiva sobre o valor e a importância da preservação das nascentes. Com esta premissa, nasceu em meados de 2009 o ‘Projeto Espalha’, iniciativa da Kinrosscom o objetivo deproteger as nascentes do Córrego Espalha, garantindo a vazão do Córrego Rico, e a preservação ambiental da Bacia do Espalha, conciliando com as atividades agropecuárias já existentesde maneira sustentável. O projeto previa o cercamento de nascentes, protegendo os olhos d´água, evitando o pisoamento do rebanho e contou com o apoio fundamental dos proprietários rurais.

Os resultados positivos na bacia do Espalha serviram de impulso para a busca de objetivos ainda mais transformadores. Assim, a Kinross, Mover e Instituto Estadual de Florestas (IEF) fundaram o Projeto de Proteção das Nascentes e Veredas da Bacia do Rio Paracatu, o mais importante afluente do Rio São Francisco.Desde 2010, já foram cercadas 237 nascentes em 170 propriedades rurais, com a instalação de aproximadamente 144 km de cercas, totalizando 1.856 hectares de áreas protegidas.

Cercamento de nascentes nas propriedades é fundamental para a manutenção dos olhos d´água

Parque Estadual

O Parque Estadual de Paracatu nasceu em 2011, após a regularização fundiária e doação da área,pela Kinross, para a sua criação como forma de compensação florestal. Administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), a unidade de conservação possui a importante função de preservar a fauna e flora da região, proteger os recursos hídricos da área e assegurar a biodiversidade local.

A Kinross investe na infraestrutura do Parquepor meio de obras civis, doação de maquinários e equipamentos. Atualmente,a mineradora está construindo trilhas ecológicas na área do Parque, com o objetivo de contribuir diretamente com o fortalecimento do ecoturismo na região.

Moradores de Paracatu participam da Corrida da Água 2023 no Parque Estadual de Paracatu

Nessas oportunidades, são repassadas informações sobre o bioma local, fauna e flora, bem como sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.

O evento de observação de aves, também realizado no Parque Estadual de Paracatu, proporcionaaos participantes o contato com a natureza e levaconhecimento sobre as espécies e a conscientização sobre a importância da sua conservação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Educação ambiental

A educação é um importante aliado da preservação da biodiversidade. Por isso, a Kinross, como parte do seu Programa de Educação ambiental, promove relacionamento com a instituições de ensino, com palestras de temas ambientais e de mineração à diversas universidades e escolas do município. Nas escolas públicas da região, por exemplo, a temática da sustentabilidade é tratada com os alunos por meio do projeto “Contar e Recontar Histórias para Encantar e Transformar Ideias”, que oferece oficinas ecoliterárias e apresentações teatrais. O projeto incluiu ainda um Concurso Cultural, o Prêmio Integrar Verde, que surgiu para complementar as ações de conscientização com a proposta de levar para casa o que foi repassado nas oficinas.

O Cerrado de Paracatu

Em outubro, mês de aniversário de Paracatu, quando a cidade completou225 anos, a população recebeu um belo presente. Trata-se da publicação Cerrado de Paracatu, patrocinado pela Kinross. O livro traz um registro fotográfico fantástico da fauna e flora, além de informações fundamentais que conduzem o leitor a um verdadeiro passeio pela natureza do maior bioma do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nossos canais de relacionamento com a população
Site: www.kinross.com.br
E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone WhatsApp: 0800 038 1051

Informações para a imprensa: 

Marco Paulo Bahia – (31) 99165-4566 (marco.bahia@oficina.ci)

Notícias

Venha conhecer a Casa Kinross!

Espaço completa seis anos e abre as portas para visitação pública às terças e quintas

Uma exposição permanente sobre a história de Paracatu, que traz uma viagem através dos séculos até os dias atuais. Desde a chegada dos bandeirantes, a descoberta do ouro, a formação da vila, a construção de igrejas, as mudanças trazidas pela proximidade da nova capital do país. Depoimentos em vídeo daqueles que vivenciaram momentos especiais, que ficaram fora dos livros de história, mas que marcaram a vida da cidade, a exemplo do primeiro automóvel estreando nas ruas do centro.

Tudo isso pode ser visto na Casa Kinross, que acaba de completar seis anos com uma novidade para toda cidade. Além do agendamento prévio de visitas para instituições de ensino, o espaço passa a ficar aberto para visitação em dias fixos, todas terças e quintas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, exceto feriados.

“A Casa Kinross é um espaço de convivência, troca de saberes, execução de projetos sociais, interação. Queremos que mais pessoas vejam as nossas portas abertas e se sintam à vontade para entrar, nos visitar, conhecer a exposição e o trabalho que fazemos aqui”, comenta a gerente de Comunicação e Comunidades da Kinross, Luana Gomes.

A Casa foi inaugurada em 2017. O rico acervo da história da cidade de Paracatu, desde o século 18 até o século 21, além de toda parte interativa, que reúne memórias e vídeo-depoimentos de moradores da cidade, foram coletados e organizados pelo Museu da Pessoa, de São Paulo.

Hoje, a Casa tem papel fundamental dentro do Programa de Visitas da Kinross. É o ponto de partida da iniciativa, por meio do qual, estudantes e comunidades tem a chance de experienciar a história da cidade de uma maneira diferente. Só em 2023, cerca de 6 mil pessoas já passaram pelo espaço, que também abriga iniciativas realizadas em parceria com instituições da cidade, como Guias Tour, Associação de Pessoas com Deficiência, Associações Comunitárias, Adesp, Secretarias de Cultura e Educação, entre outras.

A Casa Kinross fica na Rua Rio Grande do Sul, 700, próximo ao Centro Histórico de Paracatu. 

Nossos canais de relacionamento com a população
Site: www.kinross.com.br
E-mail: http://www.kinross.com.br/fale-conosco/
Telefone WhatsApp: 0800 038 1051

Informações para a imprensa: 

Marco Paulo Bahia – (31) 99165-4566 (marco.bahia@oficina.ci)